sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Pilotos franceses em greve na semana em que arranca o Euro 2016

Uma grande parte dos pilotos franceses de aviação vai estar em greve, durante a primeira semana do europeu de futebol. Um dos sindicatos - que representa 25% da classe - emitiu hoje um pré-aviso de greve.

© Hyungwon Kang / Reuters

A paralisação entre 11 e 14 de junho coincide com o arranque do Euro 2016 em França, e prende-se com aumentos salariais.

Os outros sindicatos ainda não confirmaram se se juntam ou não à paralisação. Importa lembrar que no início desta semana, os pilotos da Air France já se tinham manifestado a favor da marcação de uma greve prolongada, para que a administração da companhia recue na política de cortes.

França está há vários meses mergulhada numa série de manifestações e greves, nos mais diversos sectores, contra o novo código de trabalho, do governo socialista de François Hollande.

  • Incêndio de Setúbal "quase dominado"
    4:04

    País

    O incêndio que deflagrou segunda-feira em Setúbal está "quase dominado", segundo informações da presidente da Câmara. Maria das Dores Meira diz que não há feridos a registar e que os habitantes já vão regressando a casa. Para ajudar no combate ao fogo foram enviados meios de Lisboa.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.