sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Hollande admite existência de ameaças de atentados durante o Euro 2016

O presidente francês, François Hollande, admitiu hoje, a cinco dias do início da competição, a "existência" da ameaça de atentados terroristas durante o Euro2016 de futebol, mas que não se deixará "impressionar".

CHRISTOPHE PETIT TESSON

"Essa ameaça manter-se-á, com certeza, durante um longo tempo", afirmou o chefe de Estado à rádio pública France Inter, razão pela qual "devem tomar-se todas as medidas para que o Euro2016 seja bem-sucedido".

A França, que se encontra em estado de emergência desde os atentados de Paris, em novembro do ano passado, que provocaram 130 mortos, "reuniu todos os meios para garantir a segurança da competição", afirmou Hollande.

Mais de 90 mil polícias e agentes de segurança privada estão mobilizados para proteger os estádios e as zonas públicas onde os jogos são transmitidos em ecrãs gigantes -- as chamadas 'fan zones' -, que devem acolher cerca de sete milhões de admiradores do futebol, entre 10 de junho e 10 de julho.

O presidente francês está também preocupado com as greves anunciadas pelos serviços ferroviários e pelos pilotos da transportadora aérea Air France, previstas para o próximo fim de semana: "Ninguém as compreenderá se impedirem as pessoas de viajar entre as 10 cidades que acolhem a competição".

Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.