sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Hollande admite existência de ameaças de atentados durante o Euro 2016

O presidente francês, François Hollande, admitiu hoje, a cinco dias do início da competição, a "existência" da ameaça de atentados terroristas durante o Euro2016 de futebol, mas que não se deixará "impressionar".

CHRISTOPHE PETIT TESSON

"Essa ameaça manter-se-á, com certeza, durante um longo tempo", afirmou o chefe de Estado à rádio pública France Inter, razão pela qual "devem tomar-se todas as medidas para que o Euro2016 seja bem-sucedido".

A França, que se encontra em estado de emergência desde os atentados de Paris, em novembro do ano passado, que provocaram 130 mortos, "reuniu todos os meios para garantir a segurança da competição", afirmou Hollande.

Mais de 90 mil polícias e agentes de segurança privada estão mobilizados para proteger os estádios e as zonas públicas onde os jogos são transmitidos em ecrãs gigantes -- as chamadas 'fan zones' -, que devem acolher cerca de sete milhões de admiradores do futebol, entre 10 de junho e 10 de julho.

O presidente francês está também preocupado com as greves anunciadas pelos serviços ferroviários e pelos pilotos da transportadora aérea Air France, previstas para o próximo fim de semana: "Ninguém as compreenderá se impedirem as pessoas de viajar entre as 10 cidades que acolhem a competição".

Lusa

  • Confrontos entre adeptos do Benfica e do SC Braga
    5:33

    Desporto

    Os adeptos do Benfica e do Sporting de Braga envolveram-se em confrontos num parque de estacionamento nas imediações do Estádio do Braga. O tumulto ocorreu por volta das 17:30 da tarde. O repórter da SIC Miguel Mota esteve no local onde contou o que aconteceu.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.