sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Pelo menos 19 feridos em Marselha, um inglês entre a vida e a morte

Dezanove pessoas ficaram hoje feridas em Marselha (sul de França) na sequência de agressões entre apoiantes antes do jogo Inglaterra-Rússia, indicaram os bombeiros, incluindo um inglês que foi hospitalizado em estado grave.

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

Às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), quando começava o jogo, considerado um dos mais arriscados do campeonato europeu 2016, os bombeiros registavam 19 feridos nos confrontos junto da zona do Vieux-Port.

Um adepto inglês estava entre a vida e a morte, depois de ter sido agredido, cerca das 17:30 locais, "com barras de ferro, aparentemente na cabeça", indicou uma fonte policial.

As equipas de socorro tentaram reanimá-lo no local, antes de ser transferido para um hospital, acrescentou. O prognóstico vital está comprometido, afirmou o prefeito da polícia des Bouches-du-Rhône Laurent Nunez.

Uma hora antes do início do jogo, a calma regressou à zona do Vieux-Port e os incidentes deslocaram-se para a zona circundante do estádio Velódromo.

As forças de segurança utilizaram granadas de gás lacrimogéneo e um canhão de água para dispersar os apoiantes russos e ingleses, alguns dos quais se confrontavam ou lançavam garrafas junto à rotunda do Prado, na zona do estádio. A ordem foi rapidamente restabelecida, de acordo com os jornalistas da agência noticiosa France Presse (AFP) no local.

Nunez acrescentou que as forças de segurança responsáveis pela separação dos adeptos russos e ingleses "foram atacadas" pelos adeptos.

Durante a tarde, "a polícia interveio para acabar com rixas que opunham adeptos ingleses, russos e franceses", tendo sido interpeladas seis pessoas, disse.

"Intervimos sistematicamente em rixas para dispersar", acrescentou. O caso mais grave opôs cerca de 500 adeptos - 300 de um lado e 200 de outro - numa rua perpendicular ao Vieux-Port.

Incidentes semelhantes tinham já sido registados na quinta e sexta-feira, em Marselha, mas entre menos adeptos e sem causar feridos graves.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, condenou esta noite "o comportamento irresponsável e deliberado de pseudo adeptos", na sequência dos "incidentes inaceitáveis" em Marselha.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.