sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

São-tomenses e portugueses unidos em esplanadas de São Tomé

euro2016.sic.pt

Muitos são-tomenses torceram e festejaram a vitória de Portugal no campeonato europeu de futebol, um jogo vivido com intensidade e partilhado por portugueses de férias que encheram as esplanadas da capital de São Tomé e Príncipe.

© Reuters Staff / Reuters

João Martins está a fazer voluntariado em São Tomé há seis meses. E hoje viveu uma experiência única: "É absolutamente fantástico estar aqui, pelos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e por Portugal. Viva São Tomé e viva o futebol".

António Branco é são-tomense, mas disse ainda sofrer com as cores do antigo colonizador.

"Estou muito satisfeito com a bandeira de Portugal e viva Portugal", disse, aplaudido por dezenas de adeptos que se juntaram numa esplanada no centro da capital.

Numa cidade com pouca luz, devido aos constantes apagões, ouviram-se buzinas e algumas motos a acelerar, mas é um cenário diferente de quando são outras equipas de futebol.

"Quando ganha o Benfica, isto para". Quem o diz é António Silva, empregado de um café no centro da cidade.

"É uma seleção, não é o Benfica", diz, sorrindo.

Durante os 120 minutos, o sofrimento dos adeptos acentuou-se, ganhando o apoio de quem, inicialmente, dizia não gostar de futebol: "Não queria, mas sofri muito", disse Anália Santos.

Portugal sagrou-se hoje campeão da Europa de futebol pela primeira vez na sua história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis.

Um golo do suplente Éder, aos 109 minutos, selou o triunfo da formação das 'quinas', que perdeu por lesão, aos 25, o 'capitão' Cristiano Ronaldo, substituído por Ricardo Quaresma, depois de uma falta dura de Dimitri Payet.

A seleção portuguesa tornou-se a segunda na história da competição a vencer a equipa da casa na final, 12 anos depois de ter perdido por 1-0 com a Grécia a do Euro2004, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Lusa

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.