sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Será desta?

Portugal procura hoje esquecer o 'trauma' de 2004 e conquistar pela primeira vez um Campeonato Europeu, numa final na qual terá de contrariar a tendência negativa contra a anfitriã França, no Stade de France, em Saint-Denis.

Christophe Ena

Com todos os jogadores à disposição de Fernando Santos, incluindo Pepe, que parece restabelecido de problemas musculares, a seleção portuguesa vai tentar arrebatar o primeiro troféu da sua história, depois de ter perdido a final de há 12 anos para a Grécia, em Lisboa.

A final do Euro2016 será apenas a segunda vez que a 'equipa das quinas' disputa a decisão de um Europeu, após ter caído nas meias-finais de 1984, 2000 e 2012.

Contudo, Portugal terá pela frente uma seleção francesa que não só é a anfitriã, como tem um registo claramente favorável nos embates com a equipa lusa.

Nos 24 encontros disputados entre ambos, a seleção portuguesa ganhou apenas cinco, empatou um e perdeu 18, entre os quais os únicos três oficiais, nas meias-finais dos Europeus de 1984 e 2000, e do Mundial de 2006.

Pepe e William Carvalho, que falharam o jogo com o País de Gales, devido a lesão e castigo, respetivamente, devem regressar ao 'onze', entrando para os lugares de Bruno Alves e Danilo, que mereceram a confiança do técnico diante dos galeses.

Para chegar à decisão do Euro2016, Portugal passou por dificuldades num grupo que tinha Islândia, Áustria e Hungria, antes de ultrapassar Croácia (1-0, no prolongamento), nos oitavos de final, Polónia (apenas no desempate por grandes penalidades), nos 'quartos', e País de Gales (2-0), nas meias-finais.

Por seu lado, a França venceu os dois primeiros jogos da fase de grupos, frente a Roménia e Albânia, e empatou o terceiro com a Suíça, batendo, posteriormente, República da Irlanda (oitavos de final), Islândia (quartos de final) e Alemanha (meia-final) no caminho para a final de Paris.

Para este percurso dos gauleses contribuiu sobremaneira o avançado do Atlético de Madrid Antoine Griezmann, autor de seis golos e que está bem encaminhado para ser o melhor marcador da prova.

Portugal e França disputam a final do Euro2016 a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Stade de France, em Saint-Denis, arredores de Paris, num encontro que será dirigido pelo inglês Mark Clattenburg.

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Dijsselbloem mostra algum arrependimento mas recusa demitir-se
    2:40

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas escusa-se a comentar essa possibilidade. Para já, o holandês não se demite do cargo. Esta quinta-feira ouviu as críticas dos eurodeputados no Parlamento Europeu.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.