sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Será desta?

Portugal procura hoje esquecer o 'trauma' de 2004 e conquistar pela primeira vez um Campeonato Europeu, numa final na qual terá de contrariar a tendência negativa contra a anfitriã França, no Stade de France, em Saint-Denis.

Christophe Ena

Com todos os jogadores à disposição de Fernando Santos, incluindo Pepe, que parece restabelecido de problemas musculares, a seleção portuguesa vai tentar arrebatar o primeiro troféu da sua história, depois de ter perdido a final de há 12 anos para a Grécia, em Lisboa.

A final do Euro2016 será apenas a segunda vez que a 'equipa das quinas' disputa a decisão de um Europeu, após ter caído nas meias-finais de 1984, 2000 e 2012.

Contudo, Portugal terá pela frente uma seleção francesa que não só é a anfitriã, como tem um registo claramente favorável nos embates com a equipa lusa.

Nos 24 encontros disputados entre ambos, a seleção portuguesa ganhou apenas cinco, empatou um e perdeu 18, entre os quais os únicos três oficiais, nas meias-finais dos Europeus de 1984 e 2000, e do Mundial de 2006.

Pepe e William Carvalho, que falharam o jogo com o País de Gales, devido a lesão e castigo, respetivamente, devem regressar ao 'onze', entrando para os lugares de Bruno Alves e Danilo, que mereceram a confiança do técnico diante dos galeses.

Para chegar à decisão do Euro2016, Portugal passou por dificuldades num grupo que tinha Islândia, Áustria e Hungria, antes de ultrapassar Croácia (1-0, no prolongamento), nos oitavos de final, Polónia (apenas no desempate por grandes penalidades), nos 'quartos', e País de Gales (2-0), nas meias-finais.

Por seu lado, a França venceu os dois primeiros jogos da fase de grupos, frente a Roménia e Albânia, e empatou o terceiro com a Suíça, batendo, posteriormente, República da Irlanda (oitavos de final), Islândia (quartos de final) e Alemanha (meia-final) no caminho para a final de Paris.

Para este percurso dos gauleses contribuiu sobremaneira o avançado do Atlético de Madrid Antoine Griezmann, autor de seis golos e que está bem encaminhado para ser o melhor marcador da prova.

Portugal e França disputam a final do Euro2016 a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Stade de France, em Saint-Denis, arredores de Paris, num encontro que será dirigido pelo inglês Mark Clattenburg.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.