sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Será desta?

Portugal procura hoje esquecer o 'trauma' de 2004 e conquistar pela primeira vez um Campeonato Europeu, numa final na qual terá de contrariar a tendência negativa contra a anfitriã França, no Stade de France, em Saint-Denis.

Christophe Ena

Com todos os jogadores à disposição de Fernando Santos, incluindo Pepe, que parece restabelecido de problemas musculares, a seleção portuguesa vai tentar arrebatar o primeiro troféu da sua história, depois de ter perdido a final de há 12 anos para a Grécia, em Lisboa.

A final do Euro2016 será apenas a segunda vez que a 'equipa das quinas' disputa a decisão de um Europeu, após ter caído nas meias-finais de 1984, 2000 e 2012.

Contudo, Portugal terá pela frente uma seleção francesa que não só é a anfitriã, como tem um registo claramente favorável nos embates com a equipa lusa.

Nos 24 encontros disputados entre ambos, a seleção portuguesa ganhou apenas cinco, empatou um e perdeu 18, entre os quais os únicos três oficiais, nas meias-finais dos Europeus de 1984 e 2000, e do Mundial de 2006.

Pepe e William Carvalho, que falharam o jogo com o País de Gales, devido a lesão e castigo, respetivamente, devem regressar ao 'onze', entrando para os lugares de Bruno Alves e Danilo, que mereceram a confiança do técnico diante dos galeses.

Para chegar à decisão do Euro2016, Portugal passou por dificuldades num grupo que tinha Islândia, Áustria e Hungria, antes de ultrapassar Croácia (1-0, no prolongamento), nos oitavos de final, Polónia (apenas no desempate por grandes penalidades), nos 'quartos', e País de Gales (2-0), nas meias-finais.

Por seu lado, a França venceu os dois primeiros jogos da fase de grupos, frente a Roménia e Albânia, e empatou o terceiro com a Suíça, batendo, posteriormente, República da Irlanda (oitavos de final), Islândia (quartos de final) e Alemanha (meia-final) no caminho para a final de Paris.

Para este percurso dos gauleses contribuiu sobremaneira o avançado do Atlético de Madrid Antoine Griezmann, autor de seis golos e que está bem encaminhado para ser o melhor marcador da prova.

Portugal e França disputam a final do Euro2016 a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Stade de France, em Saint-Denis, arredores de Paris, num encontro que será dirigido pelo inglês Mark Clattenburg.

  • GNR só teve acesso às imagens das agressões em Alcochete 12 horas depois
    1:42

    Crise no Sporting

    A GNR não pôde visionar as imagens de videovigilância da Academia de Alcochete logo que chegou ao local. O sistema estava inoperacional, o que fez com que as imagens só fossem entregues quase 12 horas depois do ataque à equipa do Sporting. Entre as provas recolhidas, estão também impressões digitais e vestígios de sangue encontrados na zona do balneário.

  • Juiz considera que agressões em Alcochete foram "ato terrorista"
    1:59

    Crise no Sporting

    O juiz que decretou a prisão preventiva dos 23 detidos pelo ataque à Academia do Sporting considera que se tratou de um ato terrorista. Diz mesmo que os agressores tiveram um comportamento chocante e que perverte o espírito desportivo. Sete dos 23 detidos já foram condenados por outros crimes, mas não chegaram a pena de prisão.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
    1:36
  • Aprovadas mudanças no acesso ao ensino superior

    País

    O Governo aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, bem como os princípios orientadores da avaliação, voltando a nota de Educação Física a contar para a média de acesso ao ensino superior. No caso dos alunos do ensino profissional, são eliminados requisitos considerados discriminatórios no acesso ao ensino superior.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC