sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Marcelo entrega medalhas à seleção de futebol na quarta-feira

O presidente da República cumpre quarta-feira a promessa feita em julho à seleção nacional de futebol e desloca-se à câmara do Porto para impor as insígnias da Ordem de Mérito aos jogadores que se sagraram campeões do Euro 2016.

O anúncio foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa que, após a vitória de Portugal no jogo da final do Euro contra a França a 10 de julho, afirmou que iria condecorar os jogadores com o grau de comendador.

No dia seguinte o Presidente da República recebeu nos jardins do Palácio de Belém a seleção portuguesa de futebol e entregou a cada um dos jogadores e treinadores alvarás de concessão de condecorações com a Ordem do Mérito, ficando a expectativa de que as medalhas seriam entregues nos dias seguintes.

Aos jogadores, Marcelo disse então: "o exemplo do que é ganhar com coragem, determinação, capacidade de luta, humildade, e espírito de equipa. Isso faz a diferença. E a diferença entre hoje e ontem é que hoje temos mais razões devido a vocês para acreditarmos em Portugal. Viva Portugal".

Pouco mais de um mês depois da vitória da equipa das quinas, a Câmara do Porto anunciou que irá acolher na próxima quarta-feira, a partir das 18:30, a cerimónia de imposição das insígnias da Ordem de Mérito, com a presença do Presidente da República, do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Segundo a autarquia "aguarda-se a presença de todos os selecionados para a campanha de qualificação para o campeonato do Mundo, mas também todos os jogadores que, não estando convocados, se sagraram campeões da Europa".

"Após a imposição das insígnias, a equipa nacional vai deslocar-se à varanda principal dos Paços do Concelho para saudar a população, que poderá assistir, em direto, a toda a cerimónia através de ecrãs gigantes instalados na Praça General Humberto Delgado", é referido no Portal de Notícias da câmara.

A Câmara Municipal do Porto preparou também, para as 18:00 de quarta-feira, uma "homenagem aos campeões europeus de futebol" na Praça General Humberto Delgado, convidando os cidadãos a "apoiar a seleção".

Já em julho um adepto da seleção nacional criou uma petição pública online para "ver a Seleção e a Taça no Porto".

O criador da petição, e também autor da página de Facebook "Porto a melhor cidade do País", explicou então à Lusa que perante a "enorme interação da população portuense às publicações referentes à seleção Nacional" achou "injusto não premiar este fiel povo".

Na petição, que ainda está disponível e que contava às 18:30 de segunda-feira com 16.188 assinaturas, pode ler-se que a cidade do Porto "merece este reconhecimento" e que "existem dois milhões de portugueses que querem ver a seleção e a taça no Porto".

Lusa

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.