sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016 de futebol custou 200 M€ mas gerou 1.220 M€ 

© Kai Pfaffenbach / Reuters

O Campeonato da Europa de futebol de 2016, que Portugal venceu, gerou receitas de 1.220 milhões de euros, verba bem acima do valor estimado em custos, cerca de 200 milhões, revela hoje um estudo encomendado pelo Governo francês.

Segundo o relatório elaborado numa parceria entre o Centro da Lei e Economia do Desporto da Universidade de Limoges e a empresa de consultadoria Keneo, só o Estado francês despendeu 160 milhões de euros para a renovação dos estádios.

A este valor acresceram mais 24 milhões de euros em medidas de segurança, o dobro do esperado, em virtude das ameaças terroristas.

Cerca de 20 milhões de euros da 'fatia' dos custos foram disponibilizados pela UEFA e fundos privados.

No capítulo das receitas, o Euro2016 gerou 625,8 milhões de euros na área do turismo e 596 milhões em várias vertentes promovidas pela organização.

Ainda segundo este estudo, o Campeonato da Europa 'chamou' 613.000 visitantes estrangeiros, que gastaram 154 euros diariamente, em quase oito dias.

O Campeonato da Europa ajudou também a gerar 116.750 empregos.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.