sicnot

Perfil

Euro 2016

Histórias do Euro: quando o repórter ia fazer um direto no estádio errado

Histórias do Euro: quando o repórter ia fazer um direto no estádio errado

Recordamos hoje alguns dos momentos que marcaram o europeu de futebol, instantes contados na primeira pessoa pelo repórteres que acompanharam a seleção nacional em França. Muitos são do conhecimento público, outros nem por isso, como este relatado pelo Nuno Pereira.

  • O ano de Cristiano Ronaldo
    4:15

    Euro 2016

    Falar do título europeu de futebol é sobretudo falar de Cristiano Ronaldo. A conquista do primeiro campeonato da Europa, há um ano, foi o pronto mais alto de um 2016 de sonho.

  • Memórias felizes de histórias inesquecíveis

    Euro 2016

    O relógio assinalava as 22:19 do 10º dia do sétimo mês de 2016. Depois de 109 minutos de arrepios e calafrios, de bolas que os deuses não deixaram entrar e de defesas que pareciam desafiar a lógica, um remate simples, portentoso, daquele que, aos olhos de muitos, era o protagonista mais improvável, aquele remate daquele herói inesperado sarou as feridas de décadas de frustrações, de derrotas no prolongamento, nos penáltis, de tantos e tantos craques que pareciam ter tudo, anos em que parecíamos ter tudo para dar certo... Todas essas feridas cicatrizaram e, naquele dia, aquela bola entrou e o que outrora era um sonho, ganhou contornos de realidade: Portugal Campeão da Europa. Um ano depois do mais belo capítulo da história do futebol português, recordamos as angústias, os triunfos, a festa e os momentos que mais marcaram o percurso dos eternos heróis de Paris.

  • Os heróis do Euro 2016
    3:30

    Euro 2016

    Há um ano, a vitória no campeonato da Europa fez o país transbordar de orgulho. Os adeptos celebraram os heróis da final de Paris, especialmente Fernando Santos, Éder e, claro, Cristiano Ronaldo.

  • Um ano depois, regressámos a Marcoussis
    3:56

    Euro 2016

    Uma equipa da SIC voltou à vila francesa onde a seleção portuguesa esteve durante o Euro 2016. Rogério Esteves e Gonçalo Azevedo Ferreira apanharam boleia de uma família de emigrantes portugueses. 

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC