sicnot

Perfil

Eutanásia

Eutanásia

Eutanásia

Igreja católica reafirma oposição à legalização da eutanásia

O conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que hoje se reuniu em Fátima, reafirmou a oposição da Igreja católica à legalização da eutanásia, alegando que a única alternativa é cuidar da vida.

LUSA

"A alternativa, a única que há, é cuidar da vida e de todas as vidas. Não há outras alternativas no sentido humano e cristão", disse aos jornalistas o padre Manuel Barbosa, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa.

Adiantou que o conselho permanente da CEP debateu a questão e reiterou a defesa da vida, "no seu todo, não aceitando a legalização da eutanásia".

"A única alternativa é naturalmente o amor, a proximidade e o cuidado que é preciso ter, concretamente os cuidados paliativos para todos, sem exceção. Não há outras alternativas, a meio prazo ou a meio termo", adiantou Manuel Barbosa.

Disse ainda que os bispos portugueses têm em preparação dois documentos, que serão divulgados nos próximos dias, sobre a questão da eutanásia: uma nota pastoral e um conjunto de perguntas e respostas "num sentido muito pedagógico e fundamentado", disse o porta-voz da CEP.

"Estes documentos são mais uma achega, na perspetiva da doutrina da Igreja, sobre esta temática tão importante para as nossas vidas", frisou.

No encontro com os jornalistas, o porta-voz da CEP avisou ainda que "mal seria" que possa existir um aproveitamento político na questão da eutanásia

"Se for assim é grave porque são valores essenciais de vida e não pode haver aproveitamento político nesse sentido. Se o há acho que devemos, não digo condenar, mas dizer que não está bem que assim seja. São assuntos tão importantes, essenciais de vida, que não devem ser utilizados por meras questões pontuais ou de estratégia política", argumentou.

Lusa

  • O que é o testamento vital
    2:08

    Eutanásia

    O documento que permite aos cidadãos manifestarem-se sobre os cuidados de saúde que desejam em caso de doença incurável, só foi subscrito por cerca de 2.200 pessoas. Numa altura em que o tema da eutanásia volta a estar em discussão, o Ministério da Saúde quer apostar na informação sobre matérias como o testamento vital.

  • Debate sobre a eutanásia na Edição da Noite
    37:15

    Eutanásia

    Clara de Sousa moderou o debate que teve como convidos a jurista Inês Ferreira Leite, o juíz Pedro Vaz Patto, o médico e ex-presidente da comissão nacional justiça e paz, Miguel Oliveira Silva e Isabel Galriça Neto, também médica, especialista em cuidados paliativos.

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira