sicnot

Perfil

Eutanásia

Eutanásia

Eutanásia

Visita de Marcelo ao Vaticano com debate sobre a dignidade da vida humana

O Vaticano revelou hoje que foi feita uma referência especial ao debate na sociedade sobre a dignidade da vida humana e sobre a família no decurso da visita do Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa.

MIGUEL A. LOPES/LUSA

"No decurso da visita, a primeira ao estrangeiro do Presidente, depois do início do seu mandato, evidenciou-se o apreço pelas boas relações entre a Santa Sé e Portugal, bem como o contributo da Igreja para a vida do país, com uma referência especial ao debate na sociedade sobre a dignidade da vida humana e sobre a família", lê-se no comunicado, divulgado no sítio da internet do Vaticano, em italiano, espanhol, inglês e francês.

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo Papa Francisco, a sós, durante cerca de meia hora, seguindo-se um encontro com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, cargo equivalente ao de primeiro-ministro, tendo estado igualmente presente o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os estados.

A situação na Europa e no Mediterrâneo, em particular a questão migratória estiveram igualmente no centro das conversas, aponta o mesmo comunicado, tal como o Presidente da República português contou aos jornalistas, numa conferência de imprensa na residência da embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

"Houve oportunidade de falar de inúmeras temáticas, que interessam à Santa Sé e interessam a Portugal. O processo europeu, nas questões que respeitam aos refugiados, à problemática da paz no Mundo, à situação vivida em vários continentes, aqueles em que Portugal tem numerosas e fortes comunidades portuguesas mas também países com os quais temos históricos laços ou de fraternidade e partilha de língua ou de relacionamento económico e social", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Chefe de Estado português fez um balanço muito positivo da sua primeira visita no cargo, oito dias depois de tomar posse, e que, reiterou, se destinou à primeira entidade que reconheceu Portugal como estado independente.

Lusa

  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.