sicnot

Perfil

Eutanásia

Eutanásia

Eutanásia

Cardeal-patriarca de Lisboa rejeita legalização da eutanásia

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, rejeitou hoje, no Santuário de Fátima, a legalização da eutanásia em Portugal, considerando que o sofrimento não pode ser eliminado com a morte.

PAULO CUNHA

"Estamos convictos de que não se elimina o sofrimento com a morte: com a morte elimina-se a vida da pessoa que sofre. O sofrimento pode ser eliminado ou debelado com os cuidados paliativos, não com a morte", disse o cardeal-patriarca de Lisboa, na sessão de abertura da 189.ª Assembleia Plenária da CEP, que decorreu hoje na Casa de Nossa Senhora das Dores.

Segundo D. Manuel Clemente, com a hipotética legalização da eutanásia, "que de todo rejeitamos, há o sério risco de que a morte passe a ser encarada como resposta a essas situações, já que a solução não passaria por um esforço solidário de combate à doença e ao sofrimento, mas pela supressão da vida da pessoa doente e sofredora, pretensamente diminuída na sua dignidade".

Salientando que a Igreja não se alheia do sofrimento de muitas pessoas e da falta de respostas que ainda encontram, "por carências de várias ordem, que podem e devem ser colmatadas", o presidente da CEP pretende contribuir para um diálogo sereno e humanizador.

Na sua intervenção, D. Manuel Clemente falou ainda de problemas de vária ordem que, direta ou indiretamente, afetam o país, a Europa e o resto do mundo, lembrando que ainda "não está superada a crise financeira do final da década anterior, com as respetivas consequências no setor do trabalho e da subsistência de quem não o tem".

"Não se integraram devidamente na nossa sociedade e valores civilizacionais básicos muitas pessoas provenientes de outras partes do mundo, criando-se, com um duvidoso multiculturalismo, autênticas bolsas de mútua exclusão, propícias a atitudes de grande violência", sublinhou o prelado.

Para o cardeal-patriarca de Lisboa, ainda "não se encontrou ainda uma solução capaz para o surto incomum de migrantes e refugiados que procuram no nosso continente as condições básicas de vida que a guerra e outras causas negativas destruíram nas suas terras de origem".

O presidente da CEP alertou ainda para "gravíssimos problemas como os fundamentalismos, o terrorismo ou a insegurança", que se interligam "num fundo comum de desconhecimento e até rejeição dos outros, quando teríamos todas as possibilidades materiais e mediáticas para estarmos realmente próximos e ser muito mais solidários".

A 189.ª CEP realiza-se até à próxima quinta-feira, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.