sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Companhias aéreas e empresas de turismo caem nas bolsas europeias

As principais companhias aéreas europeias e as empresas ligadas ao turismo caíram hoje em força nas bolsas, depois das explosões no aeroporto e no metro de Bruxelas.

© Francois Lenoir / Reuters

A capital belga foi hoje de manhã abalada por quatro explosões, duas no aeroporto e mais duas no metro da capital da Bélgica, que fizeram pelo menos 21 mortos e dezenas de feridos.

A procuradoria belga já confirmou que, no caso do aeroporto, tratou-se de um atentado terrorista suicida.

O nível de alerta terrorista na Bélgica foi elevado para quatro, o máximo da escala.

As principais bolsas europeias estão a registar perdas, arrastadas pelas empresas ligadas ao turismo: hotéis, companhias aéreas, gestores aeroportuários e operadores turísticos.

Em concreto, pelas 10:00, empresas como a Ryanair (seguia a perder 4,34%), a Easyjet (-3,46%), a Lufthansa (-2,25%) e a Air France (-4,25%) registavam quedas.

As empresas gestoras de aeroportos seguiam a mesma tendência de perda, com a Airports de París (ADP) a ceder 3,36%, a Fraport AG Fráncfort, a cair 2,16%, e a Aena (Madrid) a recuar 1,02%.

A cadeia hoteleira NH Hoteles seguia a afundar 2,48% e o grupo Melia recuava 2,45%, enquanto o operador turístico Edreams Odig descia 2,61%.

As principais praças europeias seguiam em baixa, embora menos acentuada do que ao início da manhã, com Madrid a recuar 0,66%, Frankfurt 0,51%, Londres 0,40%, Paris 0,34% e Milão 0,59%.

Lisboa seguia a tendência das congéneres europeias, com o principal índice, o PSI20, a descer 0,33%.

Lusa

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.