sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Donald Tusk condena ataques terroristas em Bruxelas

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, condenou hoje os ataques terroristas desta manhã em Bruxelas.

Virginia Mayo

"Estes ataques marcam um novo nível dos terroristas ao serviço do ódio e da violência", afirma Donald Tusk num comunicado em que se diz chocado com "a perda de várias vidas inocentes e os ferimentos provocados a muitas outras" pelas explosões no aeroporto de Zavantem e no bairro europeu da capital belga.

"As instituições europeias estão em Bruxelas graças à generosidade do Governo e do povo belgas. A União Europeia corresponde a essa solidariedade neste momento e vai cumprir o seu papel ajudando Bruxelas, a Bélgica e a Europa no seu conjunto a combater a ameaça terrorista que todos enfrentamos", afirma.

Pelo menos 21 pessoas morreram hoje em explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maalbeek, em Bruxelas, informou um porta-voz dos serviços de emergência.

A imprensa local cita relatos de uma explosão numa outra estação de metro, Schuman, mas essa informação não foi confirmada até ao momento.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.