sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Chefe da diplomacia dos EUA na Bélgica esta sexta-feira

O secretário de Estado norte-americano vai na sexta-feira a Bruxelas para apresentar as condolências dos Estados Unidos após os atentados na capital belga e encontrar-se com os responsáveis belgas e europeus, divulgou hoje um porta-voz.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

John Kerry "desloca-se a Bruxelas, na Bélgica, na sexta-feira para expressar formalmente as condolências dos Estados Unidos pela perda de vidas nos atentados terroristas de ontem [terça-feira] e para reunir-se com as autoridades belgas e os responsáveis da União Europeia (UE)", afirmou o porta-voz do chefe da diplomacia norte-americana, John Kirby, em Moscovo, onde o secretário de Estado está em visita.

O chefe da diplomacia norte-americana "vai reiterar o forte apoio dos Estados Unidos aos esforços belgas, tanto para investigar estes ataques como para continuar a contribuir para os esforços internacionais na luta contra o extremismo violento", disse Kirby.

Três explosões registadas na terça-feira em Bruxelas - duas no aeroporto internacional de Zaventem e uma na estação de metro de Maelbeek -- fizeram pelo menos 31 mortos e 270 feridos, de várias nacionalidades.

O Estado Islâmico reivindicou os ataques na capital belga, a sede das instituições europeias.

Segundo o Departamento de Estado, uma dúzia de cidadãos norte-americanos ficaram feridos nos atentados.

O vice-presidente norte-americano Joe Biden sublinhou hoje, ao assinar um livro de condolências na Embaixada da Bélgica em Washington, que os belgas "vão triunfar" face ao 'jihadismo'.

Também afirmou, em nome do Presidente Barack Obama, que os Estados Unidos estão "prontos a fornecer todos os meios ao nível dos serviços de informações, tecnologia e de tudo aquilo que possa ter um valor acrescentado" para os esforços belgas.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.