sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Aeroporto de Bruxelas encerrado pelo menos até domingo

O aeroporto internacional de Bruxelas-Zaventem vai permanecer encerrado para voos comerciais pelo menos até domingo, anunciou hoje a sociedade gestora do aeroporto.

© Francois Lenoir / Reuters

Na quarta-feira à tarde, a Brussels Airport tinha informado que o aeroporto internacional de Zaventem, fechado desde terça-feira de manhã após um ataque suicida no terminal de partidas, ia estar encerrado ao tráfego de passageiros pelo menos até sábado.

Ainda na quarta-feira, a empresa informou que os voos de carga e privados iam ser retomados.

"Os voos de passageiros de e para o aeroporto de Bruxelas estão suspensos até domingo, 27 de março, inclusive", escreveu a Brussels Airport na rede social Twitter.

"Existem muitos danos e não temos acesso ao edifício enquanto a investigação está em curso", acrescentou a sociedade gestora.

Ainda no Twitter, a empresa informou que começou a devolver as bagagens dos passageiros que estavam no aeroporto no dia do atentado suicida.

A Brussels Airport convidou ainda os utentes a entrarem em contacto com as respetivas companhias aéreas, tendo em conta o fim de semana da Páscoa, que marca o início de duas semanas de férias escolares na Bélgica.

O aeroporto de Zaventem começou a operar na década de 1940 e é um dos mais movimentados na Europa.

No ano passado, mais de 23 milhões de passageiros chegaram e partiram deste aeroporto, tornando-o o 21.º aeroporto mais movimentado na Europa. Cerca de 20 mil pessoas trabalham neste aeroporto.

Três explosões foram registadas na terça-feira em Bruxelas: duas no aeroporto internacional de Zaventem e uma na estação de metro de Maelbeek, junto às instituições europeias, no centro da capital belga.

Os atentados fizeram pelo menos 31 mortos e 300 feridos, dos quais 150 permanecem hospitalizados, incluindo 61 nos cuidados intensivos.

O grupo extremista Daesh reivindicou os ataques na capital belga.

Com Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.