sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

PM belga recusa demissão de ministros do Interior e Justiça

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, recusou hoje os pedidos de demissão dos ministros do Interior e da Justiça, apresentados durante uma reunião do governo sobre os atentados de terça-feira em Bruxelas.

Koen Geens, ministro do Interior, Jan Jambon, e o da Justiça.

Koen Geens, ministro do Interior, Jan Jambon, e o da Justiça.

© Francois Lenoir / Reuters

O ministro do Interior, Jan Jambon, e o da Justiça, Koen Geens, apresentaram a demissão durante a reunião, segundo a televisão flamenga VTM.

O Conselho de Ministros da Bélgica está reunido desde manhã para analisar nomeadamente o processo relativo a Ibrahim El-Bakraoui, identificado como um dos autores do atentado no aeroporto de Zaventem e que a Turquia afirma ter detido no verão passado em Gaziantep (sul), expulsado para a Holanda e informado as autoridades belgas de que se tratava de um "combatente estrangeiro", informação que terá sido ignorada.

Na quarta-feira, o ministro da Justiça belga, Koen Geens, disse que a Bélgica desconhecia quaisquer ligações de Ibrahim El-Bakraoui ao terrorismo.

Os atentados de Bruxelas, no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maelbeek, fizeram pelo menos 31 mortos e 300 feridos.

Os ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Lusa

  • Chamas no concelho de Torre de Moncorvo ameaçaram aldeia
    1:30

    País

    Dois incêndios no concelho de Torre de Moncorvo deram luta aos bombeiros na tarde de ontem e também durante toda a noite. As chamas estiveram muito próximas da aldeia de Cabanas de Cima, mas os bombeiros conseguiram desviar o fogo.

  • Se

    Se Jaime Marta Soares tiver razão, se a ciência e as autoridades não forem - outra vez? - manipuladas pelo poder político, se a investigação - independente - concluir que o fogo começou muito antes da trovoada, então, estamos diante de um dos maiores embustes do Portugal democrático.

    Pedro Cruz

  • A reconstrução da Nacional 236
    1:44
  • Harry admite que ninguém na família real britânica quer ser rei ou rainha

    Mundo

    O príncipe Harry admitiu que nenhum dos mais jovens membros da família real britânica quer ser rei ou rainha. Numa entrevista exclusiva à revista norte-americana Newsweek, na qual aborda temas como a morte da mãe, que perdeu com apenas 12 anos, Harry afirma que ele e o irmão estão empenhados em "modernizar a monarquia".

    SIC