sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

PM belga recusa demissão de ministros do Interior e Justiça

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, recusou hoje os pedidos de demissão dos ministros do Interior e da Justiça, apresentados durante uma reunião do governo sobre os atentados de terça-feira em Bruxelas.

Koen Geens, ministro do Interior, Jan Jambon, e o da Justiça.

Koen Geens, ministro do Interior, Jan Jambon, e o da Justiça.

© Francois Lenoir / Reuters

O ministro do Interior, Jan Jambon, e o da Justiça, Koen Geens, apresentaram a demissão durante a reunião, segundo a televisão flamenga VTM.

O Conselho de Ministros da Bélgica está reunido desde manhã para analisar nomeadamente o processo relativo a Ibrahim El-Bakraoui, identificado como um dos autores do atentado no aeroporto de Zaventem e que a Turquia afirma ter detido no verão passado em Gaziantep (sul), expulsado para a Holanda e informado as autoridades belgas de que se tratava de um "combatente estrangeiro", informação que terá sido ignorada.

Na quarta-feira, o ministro da Justiça belga, Koen Geens, disse que a Bélgica desconhecia quaisquer ligações de Ibrahim El-Bakraoui ao terrorismo.

Os atentados de Bruxelas, no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maelbeek, fizeram pelo menos 31 mortos e 300 feridos.

Os ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Lusa

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.