sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Linhas do metro de Bruxelas reabrem e controlos passam a ser aleatórios

Todas as linhas do metro de Bruxelas, na Bélgica, vão reabrir hoje e os controlos à entrada das estações vão deixar de ser sistemáticos e passar a ser aleatórios, depois de o nível de alerta ter baixado para três.

© POOL New / Reuters

Depois de o nível de alerta ter passado de quatro (o nível máximo) para três, a empresa do metro STIB indicou que, por agora, estão estar abertas 38 das 69 estações de metro e que o horário de funcionamento será até às 19:00 e não até à meia-noite, como é habitual.

A polícia e o exército continuam a patrulhar este serviço público de transportes, uma presença que será reforçada hoje, ao mesmo tempo que vão parar os controlos sistemáticos de segurança aos passageiros à entrada das estações, segundo constatou a Efe no local.

Os ataques de terça-feira, com explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maelbeek, provocaram 31 mortos e cerca de 300 feridos.

Estes controlos vão passar a ser aleatórios, informou o Órgão de Coordenação para a Análise de Ameaça (OCAM, na sigla em francês).

As linhas 1 e 5 do metro vão funcionar, com exceção do troço entre a estação central e Schuman, a praça onde funcionam as instituições europeias, estando a funcionar serviços de autocarros nesta ligação.

Quanto aos comboios, estão hoje em funcionamento as estações de Bruxelas Midi, de onde parte a maioria das rotas internacionais, e também a estação Central, Luxemburgo e Norte.

As estações ferroviárias do Congresso, Chapelle, Mérode, Simonis, Delta e Schuman vão permanecer encerradas hoje.

A estação de metro de Maelbeek, imediatamente antes ou depois à de Schuman, dependendo da direção, foi o local onde na terça-feira ocorreu o segundo atentado.

As linhas de autocarro e de comboio com direção ao aeroporto internacional de Zaventem continuam encerradas, tendo as autoridades decretado a suspensão dos voos de passageiros pelo menos até segunda-feira.

Lusa

  • Penélope Cruz diz que contos de fadas são muito machistas

    Cultura

    Penélope Cruz revelou recentemente o sentimento de descontentamento com os contos de fadas que, a seu ver, são muito machistas. A atriz de 43 anos confessou que lê as histórias aos filhos, Leonardo de sete anos e Luna de quatro, mas que opta por alterar sempre o final.

    SIC

  • Kurt Cobain homenageado no dia em que faria 51 anos

    Cultura

    No dia em que faria 51 anos, se estivesse vivo, Kurt Cobain foi homenageado pela viúva, Courtney Love, e a filha do casal, Frances Bean. Através de publicações no Instagram, mãe e filha lembraram o fundador, vocalista e guitarrista dos Nirvana, que vai ficar para sempre na história da música.

    SIC

  • Google Maps esconde mansão de Puigdemont na Bélgica

    Mundo

    Depois de fugir de Espanha, Carles Puigdemont refugiou-se na Bélgica para evitar uma possível extradição. O refúgio que encontrou foi uma mansão no município de Waterloo, por 4.400 euros ao mês. Agora, a pedido do ex-presidente do Governo da Catalunha, essa mesma mansão foi "apagada" do Google Maps.

    SIC

  • 50 empresas estão a recrutar na Universidade Católica
    1:46

    Economia

    A Universidade Católica de Lisboa reuniu 50 empresas nacionais e internacionais numa feira de emprego esta terça-feira e amanhã. As empresas procuram novos candidatos para os lugares que têm disponíveis nos departamentos de Economia, Finanças e Gestão.