sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Linhas do metro de Bruxelas reabrem e controlos passam a ser aleatórios

Todas as linhas do metro de Bruxelas, na Bélgica, vão reabrir hoje e os controlos à entrada das estações vão deixar de ser sistemáticos e passar a ser aleatórios, depois de o nível de alerta ter baixado para três.

© POOL New / Reuters

Depois de o nível de alerta ter passado de quatro (o nível máximo) para três, a empresa do metro STIB indicou que, por agora, estão estar abertas 38 das 69 estações de metro e que o horário de funcionamento será até às 19:00 e não até à meia-noite, como é habitual.

A polícia e o exército continuam a patrulhar este serviço público de transportes, uma presença que será reforçada hoje, ao mesmo tempo que vão parar os controlos sistemáticos de segurança aos passageiros à entrada das estações, segundo constatou a Efe no local.

Os ataques de terça-feira, com explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maelbeek, provocaram 31 mortos e cerca de 300 feridos.

Estes controlos vão passar a ser aleatórios, informou o Órgão de Coordenação para a Análise de Ameaça (OCAM, na sigla em francês).

As linhas 1 e 5 do metro vão funcionar, com exceção do troço entre a estação central e Schuman, a praça onde funcionam as instituições europeias, estando a funcionar serviços de autocarros nesta ligação.

Quanto aos comboios, estão hoje em funcionamento as estações de Bruxelas Midi, de onde parte a maioria das rotas internacionais, e também a estação Central, Luxemburgo e Norte.

As estações ferroviárias do Congresso, Chapelle, Mérode, Simonis, Delta e Schuman vão permanecer encerradas hoje.

A estação de metro de Maelbeek, imediatamente antes ou depois à de Schuman, dependendo da direção, foi o local onde na terça-feira ocorreu o segundo atentado.

As linhas de autocarro e de comboio com direção ao aeroporto internacional de Zaventem continuam encerradas, tendo as autoridades decretado a suspensão dos voos de passageiros pelo menos até segunda-feira.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.