sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Rede responsável pelos ataques de Bruxelas e Paris em vias de ser destruída

A rede de jihadistas responsável pelos ataques de Paris e de Bruxelas está em processo de ser destruída, mas outras mantém-se, avisou hoje o presidente da República de França, François Hollande.

© Gonzalo Fuentes / Reuters

"Temos alguns resultados na procura dos terroristas e, tanto em Bruxelas como em Paris, tem havido uma série de detenções e sabemos que há outras redes", disse Hollande.

Acrescentou que a rede responsável pelos ataques nas duas cidades está em processo de ser destruída, mas deixou o aviso de que "ainda há uma ameaça elevada".

A polícia francesa deteve Reda Kriket, 34 anos, em Paris, na quinta-feira, e acusou-o de estar a planear um ataque, em estado bastante avançado, e de ter ligações a Abdelhamid Abaaoud, o suspeito de ser o cabecilha dos ataques, a 13 de novembro, na capital francesa.

Outros três homens foram presos na sexta-feira por ligações ao plano de Reda Kriket, adiantou o procurador belga.

"E assim a Síria é o nosso primeiro objetivo. Nem esquecemos o Iraque. E não esquecemos a questão dos refugiados. Desejamos assegurar que o direito ao asilo é totalmente respeitado e, ao mesmo tempo, que conseguimos controlar as nossas fronteiras externas", acrescentou o presidente francês.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.