sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Aeroporto de Bruxelas encerrado pelo menos até terça-feira

O aeroporto internacional de Bruxelas-Zaventem vai permanecer encerrado para voos comerciais pelo menos até terça-feira.

Estragos visíveis no aeroporto de Bruxelas.

Estragos visíveis no aeroporto de Bruxelas.

© Francois Lenoir / Reuters

Na quirta-feira , a Brussels Airport tinha informado que o aeroporto internacional de Zaventem, fechado desde terça-feira de manhã após um ataque suicida no terminal de partidas, ia estar encerrado ao tráfego de passageiros pelo menos até domingo.

O aeroporto de Zaventem começou a operar na década de 1940 e é um dos mais movimentados na Europa.

No ano passado, mais de 23 milhões de passageiros chegaram e partiram deste aeroporto, tornando-o o 21.º aeroporto mais movimentado na Europa. Cerca de 20 mil pessoas trabalham neste aeroporto.

Três explosões foram registadas na terça-feira em Bruxelas: duas no aeroporto internacional de Zaventem e uma na estação de metro de Maelbeek, junto às instituições europeias, no centro da capital belga.

Os atentados fizeram pelo menos 31 mortos e 300 feridos, dos quais 150 permanecem hospitalizados, incluindo 61 nos cuidados intensivos.

O grupo extremista Daesh reivindicou os ataques na capital belga.

Com Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.