sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Alegados grupos de extrema-direita perturbam homenagens em Bruxelas

As autoridades belgas carregaram hoje sobre um grupo de elementos suspeitos de serem de extrema-direita no centro Bruxelas, depois de momentos de tensão com as pessoas que foram prestar homenagem às vítimas dos atentados.

© Yves Herman / Reuters

"Os fascistas é que são terroristas", "não quero fascistas no meu bairro", foram algumas das palavras de ordem das pessoas contra um grupo de elementos vestidos de preto que se aproximou das baias de proteção da zona da Bolsa, onde surgiu um memorial espontâneo de homenagem às vítimas dos atentados de terça-feira.

Cerca das 15:30 (14:30 em Lisboa), grupo aproximou-se da zona fechada à circulação e foi desmobilizado pelas autoridades belgas, disparando canhões de água sobre aqueles elementos, de cabelo curto e vestidos de negro, sem qualquer símbolo partidário.

Naquele período, o grupo atirou latas de cerveja e garrafas contra as pessoas que já estavam no local, em homenagem às vítimas dos atentados.

Para o local estava agendada hoje a "Marcha contra o Medo", às 14:00 locais, que foi desconvocada após um apelo das autoridades, mas a população e turistas continuaram a dirigir-se para o local onde estão depositadas flores, velas e mensagens em prol da paz.

O grupo foi empurrado pelas autoridades em direção à Gare do Norte e, no caminho, cometeram pequenos atos de vandalismo, derrubando vasos e caixotes de lixo.

Última atualização 14:55

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57