sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Ministério da Saúde belga diz que ainda há 47 feridos nos cuidados intensivos

O Ministério da Saúde belga informou hoje estarem ainda 87 pessoas hospitalizadas na Bélgica, das quais 47 nos cuidados intensivos, no âmbito dos atentados terroristas de dia 22 de março, em Bruxelas.

Estragos visíveis no aeroporto de Bruxelas.

Estragos visíveis no aeroporto de Bruxelas.

© Francois Lenoir / Reuters

Em comunicado, o ministério precisou ainda que, do total dos internados, 31 pessoas estão a receber cuidados especializados em unidades de queimados.

O balanço definitivo de 32 mortos foi divulgado uma semana depois das explosões registadas na estação de metropolitano de Maelbeek e no aeroporto de Zaventem, nas quais morreram três bombistas suicidas.

Pela parte do aeroporto foi anunciado que a estrutura continuará encerrada, pelo menos, até à tarde de quinta-feira, enquanto continua a avaliação do teste realizado na terça-feira às estruturas e à segurança.

O teste foi realizado voluntariamente por 800 funcionários do aeroporto, que deverá reabrir com estruturas provisórias e a 20% da sua capacidade, ou seja a receber entre 800 a 1.000 passageiros por hora.

Também permanece o pré-aviso de greve da polícia aeroportuária de Zaventem, depois da reunião inconclusiva de hoje, estando previsto um novo encontro de concertação para quinta-feira.

Ainda antes dos ataques, os sindicatos tinham reivindicado, nomeadamente, maiores condições de segurança, como o controlo de passageiros à entrada da zona de registo.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC