sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Aeroporto de Zaventem aguarda aprovação política formal para a reabertura

O aeroporto de Bruxelas, alvo de atentados terroristas no dia 22, anunciou hoje faltar apenas a "aprovação política formal" para a sua reabertura, tendo ficado decido que a infraestrutura permanecerá encerrada aos passageiros até sexta-feira.

Em comunicado, a empresa de gestão do aeroporto de Zaventem informou ter recebido "luz verde" dos bombeiros e da autoridade de aviação civil belga para o reinício parcial dos voos, depois de várias análises levadas a cabo também pela polícia.

"O aeroporto está tecnicamente pronto para o arranque de voos de passageiros na infraestrutura temporária, prevista para a realização do 'check-in'", precisou a empresa, recordando que o aeroporto, nesta reabertura, estará a 20% da sua capacidade normal.

Os passageiros que cheguem a Bruxelas deverão chegar e recolher a bagagens no terminal habitual, uma vez que o local foi pouco afetado pelas explosões e já está operacional.

Reivindicados pelos extremistas do grupo 'jihadista' Estado Islâmico e perpetrados por três bombistas suicidas, as explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metropolitano de Maelbeek provocaram 32 mortos e 340 feridos.

Lusa

  • Derrame de ácido clorídrico na Nacional 1, em Gaia
    1:15

    País

    Um derrame de ácido clorídrico obrigou esta manhã ao corte da Nacional 1, em Vila Nova de Gaia, na zona de Pedroso. O ácido estava a ser transportado em embalagens de plástico, dentro de um pesado de mercadorias. Foi o motorista que detetou a fuga e pediu a ajuda dos bombeiros.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.

  • Número de mortos de atentado em al-Bab sobe para 60

    Mundo

    O atentado bombista de hoje na cidade de al-Bab (Norte da Síria), capturada na quinta-feira ao Estado Islâmico, fez pelo menos 60 mortos, de acordo com um novo balanço noticiado pela agência de notícias estatal turca Andadolu.