sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Aeroporto de Zaventem aguarda aprovação política formal para a reabertura

O aeroporto de Bruxelas, alvo de atentados terroristas no dia 22, anunciou hoje faltar apenas a "aprovação política formal" para a sua reabertura, tendo ficado decido que a infraestrutura permanecerá encerrada aos passageiros até sexta-feira.

Em comunicado, a empresa de gestão do aeroporto de Zaventem informou ter recebido "luz verde" dos bombeiros e da autoridade de aviação civil belga para o reinício parcial dos voos, depois de várias análises levadas a cabo também pela polícia.

"O aeroporto está tecnicamente pronto para o arranque de voos de passageiros na infraestrutura temporária, prevista para a realização do 'check-in'", precisou a empresa, recordando que o aeroporto, nesta reabertura, estará a 20% da sua capacidade normal.

Os passageiros que cheguem a Bruxelas deverão chegar e recolher a bagagens no terminal habitual, uma vez que o local foi pouco afetado pelas explosões e já está operacional.

Reivindicados pelos extremistas do grupo 'jihadista' Estado Islâmico e perpetrados por três bombistas suicidas, as explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metropolitano de Maelbeek provocaram 32 mortos e 340 feridos.

Lusa

  • 81 deslocados em Mação devido ao fogo
    2:46
  • Alcongosta ficou sem água, luz e telecomunicações
    2:28

    País

    O incêndio na Serra da Gardunha está dominado, mas as aldeias que estiveram rodeadas pelo fogo ainda não regressaram à normalidade. Falta água, luz e telecomunicações no sopé de uma mancha enorme de terra queimada. O fogo destruiu ainda uma floresta na Serra da Gardunha e um antigo colégio.

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04
  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.