sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Acusados mais dois suspeitos de ligações aos atentados de Bruxelas

O Ministério Público belga anunciou hoje que deduziu acusação contra duas novas pessoas no âmbito da investigação dos atentados terroristas de 22 de março, em Bruxelas.

Os atentados de Bruxelas fizeram mais de 30 mortos e cerca de 300 feridos.

Os atentados de Bruxelas fizeram mais de 30 mortos e cerca de 300 feridos.

© POOL New / Reuters

Os dois homens são acusados de "participação em atividades de um grupo terrorista, assassínios terroristas e tentativas de assassínios terroristas, como autor, coautor ou cúmplice", suspeitos de terem ligação com uma célula jihadista de Bruxelas.

Samïl F., nascido em 1984, e Ibrahim F., em 1988, "estarão ligados ao aluguer do apartamento da 'rue des Casernes', em Etterbeek", uma comuna de Bruxelas, explicou o Ministério Público.

O apartamento alugado, que servia de esconderijo aos elementos de uma célula terrorista, foi alvo de buscas no sábado no âmbito de uma operação de grande envergadura e na presença massiva de forças de segurança.

O resultado da operação revelou-se, no entanto, "negativo", segundo uma comunicação anterior do Ministério Público belga.

De acordo com a televisão belga RTBF, o esconderijo serviu, no dia 22 de março, de ponto de partida para as atividades de Khalid El Bakraoui, o bombista-suicida da estação de metro de Maelbeek, acompanhado por Osama Krayem, que foi detido e acusado no fim de semana pelo Ministério Público belga.

"A investigação prossegue ativamente, dia e noite", sublinhou o Ministério Público belga.

Os atentados de Bruxelas fizeram mais de 30 mortos e cerca de 300 feridos.

Lusa

  • Atropelamento em Copacabana fere 15 e mata bebé de 18 meses
    1:13

    Mundo

    Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas num atropelamento na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no Brasil. O condutor, um homem de 41 anos, diz ter perdido o controlo do carro, invadiu a calçada, percorreu 15 metros e só parou no areal de uma das zonas mais turísticas do Brasil. A polícia militar confirmou, entretanto, em comunicado que não há qualquer indício de que se tenha tratado de um ataque terrorista e avançou que o condutor sofreu um ataque de epilepsia.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45
  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38