sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Três novas detenções nas investigações aos atentados de Bruxelas e Paris

O procurador belga anunciou hoje três novas detenções e a prisão efetiva de mais duas pessoas no âmbito das investigações aos atentados de Bruxelas e Paris, e após dois suspeitos-chave terem sido indiciados no fim de semana.

© Yves Herman / Reuters

O procurador federal belga anunciou que uma ação policial durante a manhã de hoje numa rua de Uccle, no sul da capital belga, relacionada com as investigações que decorrem na Bélgica na sequência dos ataques de 13 de novembro em Paris (130 mortos), resultou na "prisão de três pessoas".

O procurador não emitiu qualquer informação sobre a identidade dos detidos, nem sobre eventuais outros "resultados" da investigação, limitando-se a referiu que um juiz de instrução decidirá na quarta-feira "sobre a sua eventual permanência em detenção".

Os inquéritos aos atentados na capital belga conheceram hoje um novo desenvolvimento com a acusação por "participação nas atividades de um grupo terrorista, assassinatos terroristas e tentativas de assassinatos terroristas, como autor, coautor ou cúmplice" de dois homens detidos no sábado e com eventuais ligações ao comando do metro de Bruxelas. Os atentados na capital belga, ocorridos em 22 de março no aeroporto e no metro, causaram 35 mortos e 340 feridos.

O inquérito aos atentados de Paris orientou-se rapidamente para a Bélgica, onde 14 pessoas já foram indiciadas no processo, e de onde eram provenientes a maioria dos membros do comando.

A ligação entre os dois atentados foi confirmada após a detenção no fim de semana em Bruxelas de Mohamed Abrini, procurado desde os ataques de Paris e que confessou ser o terceiro homem dos atentados no aeroporto de Bruxelas.

Apesar destas detenções, e segundo a agência noticiosa France-Presse, a rede jihadista ainda não está totalmente desmantelada. As primeiras revelações do inquérito referem ainda que a célula de Bruxelas tinha a intenção de atacar de novo a França, mas após o início das investigações judiciais terão optado pro cometar os ataques na capital belga.

Lusa

  • Célula responsável pelos atentados de Bruxelas preparava novo atentado em Paris
    1:19

    Atentados em Bruxelas

    Na Bélgica após as detenções de dois suspeitos de terrorismo, as autoridades confirmam que a célula responsável pelo atentado de Março em Bruxelas estava a preparar um novo atentado em Paris. Autoridades dizem que detenções de principais membros de célula terrorista terão precipitado ataques na Bélgica. A Bélgica mantém o segundo nível mais elevado de alerta terrorista devido a eventuais retaliações.

  • Hollande sublinha que ameaça terrorista persiste
    0:32

    Atentados em Bruxelas

    François Hollande confirmou que as autoridades impediram novos atentados em Paris e Bruxelas, mas sublinha que a ameaça persiste. Na sequência das novas detenções em França e em Bruxelas, o presidente francês garante que a rede responsável pelos ataques nos dois países está em vias de ser neutralizada.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC