sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Estação de metro de Maelbeek reabre um mês após ataque

A estação de metro de Maelbeek, cenário de um dos atentados terroristas de 22 de março passado em Bruxelas, vai reabrir na próxima segunda-feira, anunciou hoje a empresa gestora dos transportes públicos da capital belga.

© Yves Herman / Reuters

"Todas as condições estão tecnicamente reunidas para permitir de novo o acolhimento de passageiros e retomar a exploração da estação", anunciou hoje a STIB, precisamente no dia em que se completa um mês sobre os atentados que atingiram Bruxelas, causando 32 mortos (16 dos quais na estação de Maelbeek) e mais de três centenas de feridos.

As obras de reconstrução da estação, avaliadas em cerca de 100 mil euros, decorreram ao longo do último mês e só terminam hoje à noite, indicou a STIB, acrescentando que foi instalado um "muro de memória" no átrio da estação, onde as pessoas poderão prestar homenagem às vítimas.

A empresa que explora a rede de transportes públicos da capital belga anunciou ainda que está já em curso um projeto de uma obra de arte para assinalar a tragédia, que deverá estar pronta no verão, e que foi confiada ao artista Benoît van Innis, o mesmo autor das obras em azulejo que decoravam a estação de Maelbeek, e que também sofreram danos.

A 22 de março passado, às 09:11 (08:11 de Lisboa), cerca de uma hora depois do duplo atentado suicida no aeroporto internacional de Bruxelas-Zaventem, um outro "jihadista" fez-se explodir numa carruagem de metro na estação de Maelbeek, provocando 16 mortos e dezenas de feridos.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC