sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Procura do transporte aéreo sobe abaixo do esperado após ataques em Bruxelas

A procura de passageiros pelo transporte aéreo mundial aumentou 4,6% em abril face ao mesmo mês do ano passado, menos quatro décimas do que o previsto antes dos atentados terroristas de março, em Bruxelas.

© David W Cerny / Reuters

A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA), que realiza em Dublin a sua assembleia internacional na quarta e na quinta-feira, informou hoje que a procura, medida pelo número de passageiros por quilómetro transportado, foi em abril a mais baixa desde janeiro de 2015.

A IATA disse também que a capacidade do transporte internacional de passageiros, medida pelo número de assentos por quilómetros oferecidos, aumentou 4,9%, ao passo que o fator de ocupação caiu 0,3 pontos percentuais, para os 79,01%.

De acordo com a IATA, os ataques terroristas do dia 22 de março no metro de Bruxelas e no aeroporto de Zaventem contribuíram para a queda do tráfego aéreo em abril, altura em que se previa um crescimento de 5%.

"Apesar de não parecer que a repercussão negativa dos ataques terroristas de Bruxelas se vá alargar demasiado, o prognóstico não é promissor para o setor. O impacto positivo da queda dos preços do petróleo parece estar a dissipar-se e o panorama económico mundial não se mostra muito brilhante", afirmou, citado na nota, o conselheiro delegado da IATA, Tony Tyler.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31

    Grande Reportagem SIC

    Carlos Queiroz, ex-selecionador de Portugal, dá-nos uma entrevista forte e transparente. Entrevistámo-lo no Dubai, um lugar que a investigação da SIC coloca no centro do mapa do escândalo do GES/BES. Aqui antecipamos a Grande Reportagem da próxima semana.

    Exclusivo online