sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Procura do transporte aéreo sobe abaixo do esperado após ataques em Bruxelas

A procura de passageiros pelo transporte aéreo mundial aumentou 4,6% em abril face ao mesmo mês do ano passado, menos quatro décimas do que o previsto antes dos atentados terroristas de março, em Bruxelas.

© David W Cerny / Reuters

A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA), que realiza em Dublin a sua assembleia internacional na quarta e na quinta-feira, informou hoje que a procura, medida pelo número de passageiros por quilómetro transportado, foi em abril a mais baixa desde janeiro de 2015.

A IATA disse também que a capacidade do transporte internacional de passageiros, medida pelo número de assentos por quilómetros oferecidos, aumentou 4,9%, ao passo que o fator de ocupação caiu 0,3 pontos percentuais, para os 79,01%.

De acordo com a IATA, os ataques terroristas do dia 22 de março no metro de Bruxelas e no aeroporto de Zaventem contribuíram para a queda do tráfego aéreo em abril, altura em que se previa um crescimento de 5%.

"Apesar de não parecer que a repercussão negativa dos ataques terroristas de Bruxelas se vá alargar demasiado, o prognóstico não é promissor para o setor. O impacto positivo da queda dos preços do petróleo parece estar a dissipar-se e o panorama económico mundial não se mostra muito brilhante", afirmou, citado na nota, o conselheiro delegado da IATA, Tony Tyler.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47
  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.