sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Detido mais um suspeito de participar nos ataques de Bruxelas

O homem que foi detido esta noite por alegado envolvimento nos atentados de Bruxelas de 22 de março trabalhava no aeroporto de Zaventem, tinha acesso direto aos aviões na pista e era amigo de infância de Khalid El Bakraoui.

© Francois Lenoir / Reuters

O detido, Youssef E.A., de 31 anos, era também amigo de outros suspeitos de terem participado nos ataques e suspeita-se de que esteve no apartamento de Etterbeek, em Bruxelas, onde foi preparado o atentado da estação de metro de Maelbeek.

Foram descobertas no seu computador mensagens do bombista suicida Khalid El Bakraoui, que indicavam que todas as terças-feiras saem de Zaventem voos para os Estados Unidos, Rússia e Israel.

Os três terroristas do aeroporto tinham planeado fazer-se explodir nas filas de embarque para os voos com aqueles destinos.

Najim Laachraoui e Ibrahim El Bakraoui fizeram-no, mas o terceiro homem, Mohamed Abrini, fugiu e abandonou a carga de explosivos.

O computador de Youssef E.A. continha também uma mensagem de outubro de 2015 que dizia: "um dos nossos irmãos passará à ação a 22 de março de 2016".

Youssef E.A. tem nacionalidade belga e foi detido ao abrigo de um mandato de captura, informaram as autoridades belgas.

Com este, são já oito as pessoas detidas desde março, na sequência das investigações aos atentados de Bruxelas.

Lusa

  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.