sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Detido mais um suspeito de participar nos ataques de Bruxelas

O homem que foi detido esta noite por alegado envolvimento nos atentados de Bruxelas de 22 de março trabalhava no aeroporto de Zaventem, tinha acesso direto aos aviões na pista e era amigo de infância de Khalid El Bakraoui.

© Francois Lenoir / Reuters

O detido, Youssef E.A., de 31 anos, era também amigo de outros suspeitos de terem participado nos ataques e suspeita-se de que esteve no apartamento de Etterbeek, em Bruxelas, onde foi preparado o atentado da estação de metro de Maelbeek.

Foram descobertas no seu computador mensagens do bombista suicida Khalid El Bakraoui, que indicavam que todas as terças-feiras saem de Zaventem voos para os Estados Unidos, Rússia e Israel.

Os três terroristas do aeroporto tinham planeado fazer-se explodir nas filas de embarque para os voos com aqueles destinos.

Najim Laachraoui e Ibrahim El Bakraoui fizeram-no, mas o terceiro homem, Mohamed Abrini, fugiu e abandonou a carga de explosivos.

O computador de Youssef E.A. continha também uma mensagem de outubro de 2015 que dizia: "um dos nossos irmãos passará à ação a 22 de março de 2016".

Youssef E.A. tem nacionalidade belga e foi detido ao abrigo de um mandato de captura, informaram as autoridades belgas.

Com este, são já oito as pessoas detidas desde março, na sequência das investigações aos atentados de Bruxelas.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51