sicnot

Perfil

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Chick Corea e Herbie Hancock abrem o Festival cooljazz em Oeiras

O concerto dos pianistas norte-americanos Chick Corea e Herbie Hancock, já esgotado, abre hoje o Festival cooljazz, nos jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, nos arredores de Lisboa.

Mark Von Holden

"Chick Corea & Herbie Hancock fazem um dueto em piano acústico, trazendo a Portugal um dos mais cobiçados espetáculos de jazz da atualidade, no âmbito de uma restrita digressão europeia", disse à Lusa fonte da organização do edpCooljazz deste ano.

Herbie Hancock e Chick Corea contam, cada um, com uma carreira de cerca de 50 anos, construindo percursos a que a crítica musical sempre se referiu como de inovação artística do piano.

O cartaz do festival, que se prolonga até dia 31 de julho, inclui João Gil com o projeto "Non-Finito" e António Zambujo (23 de julho), Lianne La Havas (26 de julho), ambos nos Jardins do Marquês de Pombal, Mark Knopfler (28 de julho, no Parque dos Poetas), o brasileiro Pierre Ardene e Melody Gardot (29 de julho, nos jardins Marquês de Pombal), Lionel Ritchie (dia 30, no Parque dos Poetas, com a primeira parte garantida pelos Cais Sodré Funk Connection), e Caetano Veloso & Gilberto Gil, "Dois amigos, um século de música" (31 de julho, Parque dos Poetas), a encerrar o certame.

O edpcooljazz ao longo de 12 anos produziu mais de 120 concertos, aplaudidos por mais 275.000 pessoas, segundo dados da organização.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".