sicnot

Perfil

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Festival de Vilar de Mouros confirmado para agosto com dois palcos

A edição 2016 do festival de Mouros vai decorrer entre 25 e 27 de agosto em dois palcos, um deles gratuito, com o cartaz a ser anunciado nos próximos dias, disse hoje o presidente da Câmara de Caminha.

Festival Vilar de Mouros 2014

Festival Vilar de Mouros 2014

LUSA

"É verdade que o festival vai decorrer este ano em agosto, nos dias 25, 26 e 27 de agosto. Andaram por aí muitas datas. Entendi não dizer nada. Agora estou aqui a dizer que as datas são estas. São as melhores datas, no contexto dos festivais, e do que queremos fazer", afirmou Miguel Alves à agência Lusa.

O autarca socialista explicou que o calendário "deriva dos festivais que já estão instalados no terreno", garantindo que "não fazia sentido que Vilar de Mouros se realizasse ao mesmo tempo que o festival de Paredes de Coura".

"Não são festivais concorrentes. Vilar de Mouros tem um conceito completamente distinto do que está a ser preparado para Paredes de Coura, que é direcionado para uma faixa etária mais jovem, à procura da vanguarda. Aqui [Vilar de Mouros] é mais calmo e mais 'cool', numa boa onda, a aproveitar a envolvência e a tradição, sem perder de vista o futuro", sublinhou.

Miguel Alves adiantou que o impasse na confirmação do festival ficou a dever-se "à necessidade de garantir financiamento", o que só agora aconteceu.

"A Câmara Municipal teve um papel ativo, eu diria, até, um papel principal na procura de patrocínios. Os patrocínios e o apoio financeiro estão garantidos e vai ser conhecido muito em breve, porque está associado à imagem do festival", frisou.

O presidente da autarquia adiantou que os nomes que integram o cartaz também serão divulgados, "em breve e na totalidade", para os dois palcos, um deles gratuito, a instalar no recinto inicial do mais antigo festival português, fundado em 1971, considerado o "Woodstock" à portuguesa.

"Vai ter um palco gratuito, a que todas as pessoas podem aceder", explicou, adiantando que os concertos nestes palcos vão decorrer durante a tarde, início da noite.

Já no palco principal, que implica a compra de bilhete, terão lugar os concertos noturnos. O cartaz, adiantou Miguel Alves, vai ter "boa música" e "juntar gente que já esteve em edições anteriores de Vilar de Mouros e gente que hoje toca nas rádios".

"O cartaz inclui música internacional e portuguesa. Na música internacional será uma onda muito 'cool', muito boa, que pode ser partilhada por pais e filhos", disse, adiantando que outra novidade da edição 2016 "será a forte aposta na gastronomia tradicional".

Miguel Alves adiantou que a organização da edição deste ano está a cargo da empresa 'Surprise and Expectation', criada em Caminha, um consórcio constituído pela Probability Makers e pela Metrónomo.

Em setembro de 2015, o autarca tinha anunciado que a organização do festival de Vilar de Mouros estaria a cargo de um consórcio liderado pela promotora Música no Coração, que agora deixou de integrar a parceria. Esta alteração ao protocolo inicial vai ser submetida, na quarta-feira, à apreciação do executivo municipal.

Além dos patrocínios das marcas e da bilheteira, Miguel Alves adiantou que a Câmara de Caminha vai atribuir um apoio financeiro de 40 mil euros e transferir 15 mil euros para a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros para a realizar de investimentos no recinto do festival.

Em 2007, a um mês da sua realização, o festival foi cancelado por dificuldades de entendimento entre os vários parceiros envolvidos na organização e foi retomado em 2014, a cargo da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA). No final dessa edição, que marcou o relançamento do evento após um interregno de oito anos, aquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) anunciou o regresso, em 2015, nos dias 30, 31 de julho e 01 agosto, que viria a ser cancelada pela Câmara Municipal.

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.