sicnot

Perfil

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Ambientalistas pedem a Elton John que boicote festival Marés Vivas

Numa carta aberta enviada a Elton John e a outros músicos, alguns ativistas portugueses expuseram as suas preocupações quanto à localização do festival Marés Vivas. Dizem que o festival, realizado este ano numa zona de reserva natural junto ao Douro, ameaça a preservação das espécies que ali se encontram.

(arquivo)

(arquivo)

Abraham Caro Marin

O festival Marés Vivas começa em julho em Gaia, a uma distância de apenas 100 metros do estuário do Douro.

O local é a casa de mais de 220 espécies de aves e é um dos sítios mais populares na Europa para observação de aves.

Os ambientalistas escreveram não só a Elton John, como também a outros músicos que vão atuar no festival, e pediram que ficassem contra os danos ambientais que o Marés Viva pode vir a causar.

O festival espera receber cerca de 30 mil visitantes por dia. Os ambientalistas estão preocupados que a multidão, o barulho e as luzes tenham um impacto negativo na vida selvagem que ali habita.

A carta fala ainda nas preparações do festival, que segundo os ambientalistas já estão a causar danos.

Para além da carta aberta, os ambientalistas e a Quercus levaram o caso a tribunal. Na semana passada, um juiz deu ordem da suspensão dos trabalhos de terraplanagem.

Bernd Markowsky, um dos ambientalistas, acusa o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Rodrigues, e os organizadores do festival de não se importarem com o Ambiente.

Contudo, Eduardo Rodrigues negou que o festival trouxesse impactos negativos para a reserva natural e condenou a carta enviada pelos ambientalistas, afirmando que não iria mudar nada.

Segundo o The Guardian, os representantes de Elton John não responderam à carta.

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16