sicnot

Perfil

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Ambientalistas pedem a Elton John que boicote festival Marés Vivas

Numa carta aberta enviada a Elton John e a outros músicos, alguns ativistas portugueses expuseram as suas preocupações quanto à localização do festival Marés Vivas. Dizem que o festival, realizado este ano numa zona de reserva natural junto ao Douro, ameaça a preservação das espécies que ali se encontram.

(arquivo)

(arquivo)

Abraham Caro Marin

O festival Marés Vivas começa em julho em Gaia, a uma distância de apenas 100 metros do estuário do Douro.

O local é a casa de mais de 220 espécies de aves e é um dos sítios mais populares na Europa para observação de aves.

Os ambientalistas escreveram não só a Elton John, como também a outros músicos que vão atuar no festival, e pediram que ficassem contra os danos ambientais que o Marés Viva pode vir a causar.

O festival espera receber cerca de 30 mil visitantes por dia. Os ambientalistas estão preocupados que a multidão, o barulho e as luzes tenham um impacto negativo na vida selvagem que ali habita.

A carta fala ainda nas preparações do festival, que segundo os ambientalistas já estão a causar danos.

Para além da carta aberta, os ambientalistas e a Quercus levaram o caso a tribunal. Na semana passada, um juiz deu ordem da suspensão dos trabalhos de terraplanagem.

Bernd Markowsky, um dos ambientalistas, acusa o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Rodrigues, e os organizadores do festival de não se importarem com o Ambiente.

Contudo, Eduardo Rodrigues negou que o festival trouxesse impactos negativos para a reserva natural e condenou a carta enviada pelos ambientalistas, afirmando que não iria mudar nada.

Segundo o The Guardian, os representantes de Elton John não responderam à carta.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.