sicnot

Perfil

Festival de Literatura-Mundo do Sal

À conversa com Filinto Elísio

Enviados SIC

À conversa com Filinto Elísio

Raquel Marinho

Jornalista

Filinto Elísio nasceu na Cidade da Praia em 1961. Além de poeta cabo-verdiano, é um dos responsáveis pela editora Rosa de Porcelana, e um dos organizadores científicos do Festival de Literatura-Mundo do Sal. Esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

  • À conversa com José Luís Peixoto
    11:34

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    José Luís Peixoto foi o curador do Festival de Literatura-Mundo do Sal, um encontro de escritores e académicos que decorreu nos últimos dias na Ilha do Sal, e que reuniu convidados de 13 países. Agora que este primeiro festival literário em Cabo Verde terminou, esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

  • À conversa com José Luiz Tavares
    16:41

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    José Luiz Tavares nasceu no Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde em 1967. Estudou literatura e filosofia em Portugal, onde reside, e publicou vários livros de poesia, que lhe valeram vários Prémios Literários. Foi um dos convidados do Festival de Literatura-Mundo do Sal, onde lançou o seu mais recente livro "Polaroides de Distintos Naufrágios", pela editora Rosa de Porcelana.Esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

  • À conversa com Inocência Mata
    18:10

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    Inocência Mata é Doutora em Letras pela Universidade de Lisboa e professora da Faculdade de Letras na área de Literaturas, Artes, e Culturas. É membro da Associação Internacional de Estudos Africanos, membro fundador da União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe, sócia honorária da Associação de Escritores Angolanos e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa - Classe de Letras. Dá actualmente aulas na Universidade de Macau, e está em Cabo Verde, na Ilha do Sal, para participar no Festival Literatura-Mundo do Sal. Esta manhã, esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

  • À conversa com Germano Almeida
    24:46

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    "A minha ideia de escrever histórias é como se estivesse a contar histórias. Tenho sempre, digamos, alguém a quem estou a contar uma história. Por isso é que o estilo é coloquial." Germano Almeida, Ilha da Boavista, 1945, estreou-se como contista no início da década de 80 na revista Ponto & Vírgula, e tem uma obra de ficção de quase duas dezenas de livros. A sua obra está traduzida e publicada em vários países, sendo "O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo" um dos seus títulos mais conhecidos. É um dos convidados do Festival Literatura-Mundo do Sal, em Cabo Verde, onde conversou com a jornalista Raquel Marinho.

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38