sicnot

Perfil

Festival de Literatura-Mundo do Sal

À conversa com Filinto Elísio

Enviados SIC

À conversa com Filinto Elísio

Raquel Marinho

Jornalista

Filinto Elísio nasceu na Cidade da Praia em 1961. Além de poeta cabo-verdiano, é um dos responsáveis pela editora Rosa de Porcelana, e um dos organizadores científicos do Festival de Literatura-Mundo do Sal. Esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

  • À conversa com José Luís Peixoto
    11:34

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    José Luís Peixoto foi o curador do Festival de Literatura-Mundo do Sal, um encontro de escritores e académicos que decorreu nos últimos dias na Ilha do Sal, e que reuniu convidados de 13 países. Agora que este primeiro festival literário em Cabo Verde terminou, esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

  • À conversa com José Luiz Tavares
    16:41

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    José Luiz Tavares nasceu no Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde em 1967. Estudou literatura e filosofia em Portugal, onde reside, e publicou vários livros de poesia, que lhe valeram vários Prémios Literários. Foi um dos convidados do Festival de Literatura-Mundo do Sal, onde lançou o seu mais recente livro "Polaroides de Distintos Naufrágios", pela editora Rosa de Porcelana.Esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

  • À conversa com Inocência Mata
    18:10

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    Inocência Mata é Doutora em Letras pela Universidade de Lisboa e professora da Faculdade de Letras na área de Literaturas, Artes, e Culturas. É membro da Associação Internacional de Estudos Africanos, membro fundador da União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe, sócia honorária da Associação de Escritores Angolanos e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa - Classe de Letras. Dá actualmente aulas na Universidade de Macau, e está em Cabo Verde, na Ilha do Sal, para participar no Festival Literatura-Mundo do Sal. Esta manhã, esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

  • À conversa com Germano Almeida
    24:46

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    "A minha ideia de escrever histórias é como se estivesse a contar histórias. Tenho sempre, digamos, alguém a quem estou a contar uma história. Por isso é que o estilo é coloquial." Germano Almeida, Ilha da Boavista, 1945, estreou-se como contista no início da década de 80 na revista Ponto & Vírgula, e tem uma obra de ficção de quase duas dezenas de livros. A sua obra está traduzida e publicada em vários países, sendo "O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo" um dos seus títulos mais conhecidos. É um dos convidados do Festival Literatura-Mundo do Sal, em Cabo Verde, onde conversou com a jornalista Raquel Marinho.

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.