sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

FIFA diz que 10 milhões de dólares se destinavam a apoiar futebol nas Caraíbas

A FIFA confirma que a transferência de dez milhões de dólares para contas bancárias está no centro do alegado esquema de corrupção e subornos. Um porta-voz do organismo máximo do futebol mundial diz que o dinheiro se destinava a apoiar o desenvolvimento do futebol nas Caraíbas.

© Ruben Sprich / Reuters

A FIFA acrescenta que nem o secretário-geral,  Jérôme Valcke, nem qualquer outro dirigente da FIFA está envolvido neste caso, como foi avançado ontem pelo jornal norte-americano The New York Times.

O secretário-geral Jérôme Valcke, braço direito de Josepp Blatter, terá dado autorização, em 2008, para que o dinheiro fosse transferido para contas controladas por um outro responsável da Federação, Jack Warner, ex-vice-presidente da FIFA. 

Valcke não está, no entanto, acusado de qualquer delito, porque não saberia que o dinheiro estaria a ser usado para o pagamento de subornos. 

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus