sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

FIFA diz que 10 milhões de dólares se destinavam a apoiar futebol nas Caraíbas

A FIFA confirma que a transferência de dez milhões de dólares para contas bancárias está no centro do alegado esquema de corrupção e subornos. Um porta-voz do organismo máximo do futebol mundial diz que o dinheiro se destinava a apoiar o desenvolvimento do futebol nas Caraíbas.

© Ruben Sprich / Reuters

A FIFA acrescenta que nem o secretário-geral,  Jérôme Valcke, nem qualquer outro dirigente da FIFA está envolvido neste caso, como foi avançado ontem pelo jornal norte-americano The New York Times.

O secretário-geral Jérôme Valcke, braço direito de Josepp Blatter, terá dado autorização, em 2008, para que o dinheiro fosse transferido para contas controladas por um outro responsável da Federação, Jack Warner, ex-vice-presidente da FIFA. 

Valcke não está, no entanto, acusado de qualquer delito, porque não saberia que o dinheiro estaria a ser usado para o pagamento de subornos. 

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47