sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

FIFA diz que 10 milhões de dólares se destinavam a apoiar futebol nas Caraíbas

A FIFA confirma que a transferência de dez milhões de dólares para contas bancárias está no centro do alegado esquema de corrupção e subornos. Um porta-voz do organismo máximo do futebol mundial diz que o dinheiro se destinava a apoiar o desenvolvimento do futebol nas Caraíbas.

© Ruben Sprich / Reuters

A FIFA acrescenta que nem o secretário-geral,  Jérôme Valcke, nem qualquer outro dirigente da FIFA está envolvido neste caso, como foi avançado ontem pelo jornal norte-americano The New York Times.

O secretário-geral Jérôme Valcke, braço direito de Josepp Blatter, terá dado autorização, em 2008, para que o dinheiro fosse transferido para contas controladas por um outro responsável da Federação, Jack Warner, ex-vice-presidente da FIFA. 

Valcke não está, no entanto, acusado de qualquer delito, porque não saberia que o dinheiro estaria a ser usado para o pagamento de subornos. 

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47