sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Zico pondera avançar com candidatura à FIFA

Zico, uma das maiores figuras do futebol brasileiro, admitiu hoje que pondera candidatar-se à presidência da FIFA, um dia depois de Joseph Blatter ter apresentado a sua demissão do cargo.

Reuters

"Não tenho nenhum apoio, mas sim, está aberto [o processo eleitoral] e posso apresentar a minha candidatura à presidência da FIFA", escreveu o ex-jogador na sua página oficial no Facebook.

O antigo capitão da seleção brasileira frisou que tem a seu favor a experiência como futebolista e o cargo que exerceu como ministro do Desporto nos primeiros anos do governo de Fernando Collor de Melo, entre 1990 e 1992.

O ex-selecionador do Japão 'mostrou' ainda como trunfos a experiência como dirigente desportivo no Brasil e no Japão, onde jogou, treinou e foi ídolo dos Kashima.

"Porque não [apresentar uma candidatura]? A minha vida esteve sempre dentro do futebol. É uma paixão que sempre exerci com seriedade e respeito, no Brasil e em outros países. A minha mulher e os meus filhos apoiaram-me nesta ideia", frisou ainda Zico.

Joseph Blatter demitiu-se na terça-feira da presidência da FIFA, na sequência do escândalo de corrupção que abala o organismo máximo do futebol, e anunciou a marcação de um congresso extraordinário para eleição de um sucessor.

O suíço anunciou a sua saída apenas quatro dias após a sua reeleição para um quinto mandato na presidência da FIFA, que aconteceu já depois da detenção de sete dirigentes do organismo.

O dirigente, de 79 anos de idade, que ocupava o cargo desde 1998, afirmou que não também se vai recandidatar ao lugar.

  • Blatter investigado pelas autoridades norte-americanas
    2:40

    Corrupção na FIFA

    Joseph Blatter está a ser investigado pelas autoridades norte-americanas no âmbito do escândalo de corrupção que abalou a FIFA, asseguram os media norte-americanos. Blatter, que apresentou ontem a demissão da presidência do organismo, não está para já acusado de nenhum crime e mantém-se no cargo até ser encontrado um sucessor.

  • Blatter "persona non grata" no Mundial sub-20

    Corrupção na FIFA

    O diretor executivo da Federação de Futebol da Nova Zelândia diz que Joseph Blatter não é bem vindo no Mundial Sub-20. Está prevista a presença do antigo presidente da FIFA na final do campeonato, marcada para 20 de junho. Andy Martin diz que não tem confirmação mas que espera que Blatter não apareça.  

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".