sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Federação Irlandesa de Futebol recebeu dinheiro da FIFA após mão de Henry

A FIFA pagou à Federação Irlandesa de Futebol (FAI), depois do golo ilegal com a mão de Thierry Henry, que impediu os irlandeses de chegar ao Mundial de 2010, para evitar que o caso chegasse à justiça.

A França qualificou-se para o Mundial à custa da Irlanda, depois de um golo ilegal de forma muito evidente de Henry, marcado com a mão.

A França qualificou-se para o Mundial à custa da Irlanda, depois de um golo ilegal de forma muito evidente de Henry, marcado com a mão.

MICHEL EULER / AP

A revelação foi hoje feita pelo diretor executivo da federação John Delaney, em declarações à rádio pública RTE Radio 1.

"Sentíamos que havia matéria legal contra a FIFA, pela forma como o 'play-off' para o Mundial correu mal para nós, com o andebol de Henry", explicou Delaney. 

Em pouco tempo, no entanto, tudo ficou acordado: "o jogo foi a uma quinta-feira e na segunda-feira seguinte tudo estava assinado. Foi um bom acordo para a FAI".

O pagamento terá sido de cinco milhões de euros, segundo a RTE Radio 1, mas Delaney não o confirmou, reservando-se com a "confidencialidade". 

A França qualificou-se para o Mundial à custa da Irlanda, depois de um golo ilegal de forma muito evidente de Henry, marcado com a mão.

De imediato a FAI e mesmo o governo irlandês protestaram o jogo e pediram a sua repetição, mas sem sucesso. 
Lusa
  • Ex-membro do Comité Executivo da FIFA admite subornos nos Mundiais de 1998 e 2010
    2:27

    Desporto

    O ministro britânico do Desportos disse esta manhã que se forem provados os casos de corrupção na FIFA, deveria ser feita uma nova escolha para os países organizadores dos mundiais de 2018 e 2022. Entretanto, a sede da federação venezuelana de futebol foi alvo de buscas nas últimas horas e a polícia sul-africana abriu um inquérito por existirem suspeitas de que podem ter sido pagos subornos aquando da atribuição do Mundial de 2010 à Africa do Sul. As autoridades norte-americanas e suíças, que lideram as duas investigações internacionais aos casos de corrupção na FIFA, não excluem a possibilidade de virem a ser investigadas outras federações nacionais de futebol, espalhadas pelo mundo.

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.