sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Federação Irlandesa de Futebol recebeu dinheiro da FIFA após mão de Henry

A FIFA pagou à Federação Irlandesa de Futebol (FAI), depois do golo ilegal com a mão de Thierry Henry, que impediu os irlandeses de chegar ao Mundial de 2010, para evitar que o caso chegasse à justiça.

A França qualificou-se para o Mundial à custa da Irlanda, depois de um golo ilegal de forma muito evidente de Henry, marcado com a mão.

A França qualificou-se para o Mundial à custa da Irlanda, depois de um golo ilegal de forma muito evidente de Henry, marcado com a mão.

MICHEL EULER / AP

A revelação foi hoje feita pelo diretor executivo da federação John Delaney, em declarações à rádio pública RTE Radio 1.

"Sentíamos que havia matéria legal contra a FIFA, pela forma como o 'play-off' para o Mundial correu mal para nós, com o andebol de Henry", explicou Delaney. 

Em pouco tempo, no entanto, tudo ficou acordado: "o jogo foi a uma quinta-feira e na segunda-feira seguinte tudo estava assinado. Foi um bom acordo para a FAI".

O pagamento terá sido de cinco milhões de euros, segundo a RTE Radio 1, mas Delaney não o confirmou, reservando-se com a "confidencialidade". 

A França qualificou-se para o Mundial à custa da Irlanda, depois de um golo ilegal de forma muito evidente de Henry, marcado com a mão.

De imediato a FAI e mesmo o governo irlandês protestaram o jogo e pediram a sua repetição, mas sem sucesso. 
Lusa
  • Ex-membro do Comité Executivo da FIFA admite subornos nos Mundiais de 1998 e 2010
    2:27

    Desporto

    O ministro britânico do Desportos disse esta manhã que se forem provados os casos de corrupção na FIFA, deveria ser feita uma nova escolha para os países organizadores dos mundiais de 2018 e 2022. Entretanto, a sede da federação venezuelana de futebol foi alvo de buscas nas últimas horas e a polícia sul-africana abriu um inquérito por existirem suspeitas de que podem ter sido pagos subornos aquando da atribuição do Mundial de 2010 à Africa do Sul. As autoridades norte-americanas e suíças, que lideram as duas investigações internacionais aos casos de corrupção na FIFA, não excluem a possibilidade de virem a ser investigadas outras federações nacionais de futebol, espalhadas pelo mundo.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.