sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Joseph Blatter falha reunião do COI na próxima semana

Joseph Blatter, presidente demissionário da FIFA, não estará presente da reunião da próxima semana do Comité Olímpico Internacional (COI), anunciou hoje o organismo que superintende o futebol mundial.

© Arnd Wiegmann / Reuters

"Em abril, o presidente da FIFA já tinha comunicado que não iria estar presente na reunião [em Lausana, na Suíça]. Não mudou de planos", disse um porta-voz da FIFA, citado pela agência AFP.

Joseph Blatter é membro do COI desde 1999, condição que perderá quando abandonar formalmente a presidência da FIFA. Na terça-feira, anunciou a sua renúncia à presidência do organismo, depois de ter sido reeleito a 29 de maio para um quinto mandato.

A reeleição de Blatter aconteceu dois dias depois de o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ter indiciado nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

De acordo com a imprensa norte-americana, Blatter está mesmo no centro da investigação de corrupção levada a cabo pelo FBI, a polícia federal dos Estados Unidos.
  • O homem que denunciou casos de fome em Setúbal nos anos 80
    1:41