sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Chuck Blazer expulso do futebol para sempre

O norte-americano Chuck Blazer foi irradiado do futebol pelo Comité Independente de Ética da FIFA, pelo seu envolvimento no caso de corrupção que abalou a instituição, anunciou hoje o organismo que tutela o futebol mundial.

© Arnd Wiegmann / Reuters

"Blazer cometeu muitos e variados atos de comportamento impróprio, continuadamente e repetidamente, durante o seu mandato como dirigente em vários altos cargos e posições de influência na FIFA e na CONCACAF [Confederação da América do Norte, Central e Caraíbas]", lê-se no comunicado.

Blazer, de 70 anos, foi uma das principais fontes da investigação das autoridades norte-americanas à FIFA e à CONCACAF, que levou à prisão de antigos e atuais dirigentes do organismo, assim como de parceiros, em maio.

Este caso aconteceu na véspera do início do Congresso da FIFA, em que Joseph Blatter foi reeleito para um quinto mandato como presidente, demitindo-se, contudo, poucos dias depois.

Antigo secretário-geral da CONCACAF, a confederação da América do Norte, Central e Caraíbas, entre 1990 e 2011, Blazer foi membro do comité executivo da FIFA entre 1997 e abril de 2013.

Blazer denunciou subornos para as atribuições dos Mundiais de 1998 e 2010, as comissões pedidas pela exclusividade de difusão de torneios, entre outras situações que levaram a que a justiça norte-americana avançasse com um processo de associação criminosa e corrupção contra vários dirigentes da FIFA, em vésperas do último congresso.

O norte-americano assumiu-se culpado em novembro de 2013 de dez tipos de crimes, mas deverá ter a pena reduzida, se respeitar o acordo com a justiça.

A 27 de maio as autoridades norte-americanas acusaram 14 pessoas no âmbito deste processo, entre as quais nove dirigentes da FIFA, por crimes praticados ao longo dos últimos 25 anos.

Lusa

  • Detido dono do cão que feriu criança com gravidade

    País

    O dono do cão de raça Rottweiler que esta terça-feira feriu com gravidade uma criança de quatro anos em Matosinhos foi detido pela PSP e o animal já foi recolhido no canil municipal, informou fonte oficial da autarquia.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.