sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

FIFA permite acesso aos mails de Jérôme Valcke sob "várias condições"

A FIFA informou as autoridades suíças que vai disponibilizar os correios eletrónicos do secretário-geral, Jérôme Valcke, suspenso de funções, "se várias condições forem reunidas", revelou esta quinta-feira o Ministério Público da Suíça.

O esclarecimento surgiu pouco depois de a FIFA ter garantido que está determinada "em colaborar com as autoridades" na investigação sobre venda ilegal de bilhetes, que levou à suspensão do secretário-geral do organismo. (Arquivo)

O esclarecimento surgiu pouco depois de a FIFA ter garantido que está determinada "em colaborar com as autoridades" na investigação sobre venda ilegal de bilhetes, que levou à suspensão do secretário-geral do organismo. (Arquivo)

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

Segundo o Ministério Público, numa nota enviada à agência AFP, "a FIFA informou (...) que permitiria o acesso às contas de email de Jérôme Valcke se estiverem reunidas várias condições".

"Por isso, a procuradoria ainda não tem acesso às contas [eletrónicas] do senhor Valcke", explicou o gabinete da procuradoria, sem esclarecer mais pormenores sobre as condições apresentadas pela FIFA.

O esclarecimento surgiu pouco depois de a FIFA ter garantido que está determinada "em colaborar com as autoridades" na investigação sobre venda ilegal de bilhetes, que levou à suspensão do secretário-geral do organismo.

O organismo que rege o futebol mundial anunciou na quinta-feira a suspensão imediata de Valcke, alegando conduta imprópria e colocando-o sob investigação, depois de ter tomado "conhecimento de uma série de denúncias que envolviam o secretário-geral e solicitou uma investigação oficial ao Comité de Ética da FIFA".

As acusações, negadas pelo dirigente, de 54 anos, foram feitas por um consultor de uma empresa que selou acordo com a FIFA para a venda de bilhetes para o Mundial2014, mas o contrato foi cancelado.

O francês, que desde 2007 tem sido o braço direito do presidente Joseph Blatter, alegadamente beneficiou de um acordo para vender bilhetes a preços inflacionados.

A FIFA está envolvida em grande escândalo de corrupção desde que foram presos sete dos seus dirigentes a 27 de maio, nas vésperas do congresso em Zurique, onde Blatter foi eleito para um quinto mandato, acabando por renunciar ao cargo e a marcar novas eleições para fevereiro de 2016.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.