sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Primeiro-ministro francês tem "inteira confiança" em Platini

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, manifestou na sexta-feira "inteira confiança" no presidente da UEFA, Michel Platini, que, segundo a justiça suíça, terá recebido "um pagamento ilegal" do ainda líder da FIFA, Joseph Blatter.

"Temos a sorte de ter Michel Platini, que foi um grande atleta e é um grande líder da UEFA. Mantenho inteira confiança nele", afirmou Manuel Valls. (Arquivo)

"Temos a sorte de ter Michel Platini, que foi um grande atleta e é um grande líder da UEFA. Mantenho inteira confiança nele", afirmou Manuel Valls. (Arquivo)

© Fabrizio Bensch / Reuters

Instado a comentar o envolvimento do compatriota no escândalo que tem abalado o organismo que tutela o futebol mundial, Valls começou por frisar que "cabe à justiça fazer o seu trabalho".

"Temos a sorte de ter Michel Platini, que foi um grande atleta e é um grande líder da UEFA. Mantenho inteira confiança nele", afirmou Manuel Valls, numa curta declaração à rádio France Info.

Na sexta-feira, o presidente da FIFA foi interrogado pelas autoridades suíças por alegada má gestão no organismo que ainda preside, num caso que também envolve Platini, por, alegadamente, ter recebido de Blatter "um pagamento ilegal" de dois milhões de francos suíços (cerca de 1,8 milhões de euros).

Platini confirmou ter recebido um pagamento da FIFA, mas para pagar um trabalho contratado.

"Em relação ao pagamento que foi feito em meu favor, quero clarificar que esse montante foi pago por um trabalho que fiz de forma contractual para a FIFA", disse, em comunicado, Platini, que também é candidato à presidência da FIFA, mostrando-se feliz por poder clarificar esta questão.

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Blatter, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou a acusações a 14 dirigentes e ex-dirigentes.

No início de junho, Blatter apresentou a demissão, abrindo o caminho para novas eleições, marcadas para 26 de fevereiro.

Além de Platini, são também candidatos à presidência da FIFA o príncipe jordano Ali bin Al Hussein, antigo vice-presidente da FIFA, o sul-coreano Chung Mong-Joon, também antigo vice-presidente da FIFA, e o ex-futebolista brasileiro Zico.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.