sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Primeiro-ministro francês tem "inteira confiança" em Platini

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, manifestou na sexta-feira "inteira confiança" no presidente da UEFA, Michel Platini, que, segundo a justiça suíça, terá recebido "um pagamento ilegal" do ainda líder da FIFA, Joseph Blatter.

"Temos a sorte de ter Michel Platini, que foi um grande atleta e é um grande líder da UEFA. Mantenho inteira confiança nele", afirmou Manuel Valls. (Arquivo)

"Temos a sorte de ter Michel Platini, que foi um grande atleta e é um grande líder da UEFA. Mantenho inteira confiança nele", afirmou Manuel Valls. (Arquivo)

© Fabrizio Bensch / Reuters

Instado a comentar o envolvimento do compatriota no escândalo que tem abalado o organismo que tutela o futebol mundial, Valls começou por frisar que "cabe à justiça fazer o seu trabalho".

"Temos a sorte de ter Michel Platini, que foi um grande atleta e é um grande líder da UEFA. Mantenho inteira confiança nele", afirmou Manuel Valls, numa curta declaração à rádio France Info.

Na sexta-feira, o presidente da FIFA foi interrogado pelas autoridades suíças por alegada má gestão no organismo que ainda preside, num caso que também envolve Platini, por, alegadamente, ter recebido de Blatter "um pagamento ilegal" de dois milhões de francos suíços (cerca de 1,8 milhões de euros).

Platini confirmou ter recebido um pagamento da FIFA, mas para pagar um trabalho contratado.

"Em relação ao pagamento que foi feito em meu favor, quero clarificar que esse montante foi pago por um trabalho que fiz de forma contractual para a FIFA", disse, em comunicado, Platini, que também é candidato à presidência da FIFA, mostrando-se feliz por poder clarificar esta questão.

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Blatter, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou a acusações a 14 dirigentes e ex-dirigentes.

No início de junho, Blatter apresentou a demissão, abrindo o caminho para novas eleições, marcadas para 26 de fevereiro.

Além de Platini, são também candidatos à presidência da FIFA o príncipe jordano Ali bin Al Hussein, antigo vice-presidente da FIFA, o sul-coreano Chung Mong-Joon, também antigo vice-presidente da FIFA, e o ex-futebolista brasileiro Zico.

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.