sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Platini garante nada ter a esconder sobre verba que recebeu

O francês Michel Platini, presidente da UEFA, não tem nada a esconder sobre a verba de 1,8 milhões de euros que recebeu da FIFA, afirmou esta quarta-feira o seu porta-voz, o português Pedro Pinto.

AP/Arquivo

AP/Arquivo

Jacques Brinon / AP

"O presidente sente que deu explicações satisfatórias às autoridades que estão a investigar o caso", afirmou Pedro Pinto, à margem de uma cimeira sobre desporto, que decorre em Londres.

Platini foi ouvido na qualidade de testemunha, no âmbito de uma investigação à FIFA, no qual está implicada o atual presidente do organismo, Joseph Blatter, por, alegadamente, ter recebido do suíço um "pagamento ilegal" de dois milhões de francos suíços (cerca de 1,8 milhões de euros).

Pedro Pinto garantiu que Platini, candidato à presidência da FIFA, entende que "não fez nada de errado e que não te de se justificar publicamente".

Às autoridades suíças, Platini explicou que efetuou trabalhos para a UEFA entre 1998 e 2002 e que "a verba final de dois milhões de francos suíços foi paga em fevereiro de 2011".

Além de Michel Platini são também candidatos à presidência da FIFA o sul-coreano Chung Mong-Joon, proprietárioa da Hyundai e antigo vice-presidente do organismo, o príncipe jordano Ali bin Al Hussein e o ex-futebolista brasileiro Zico.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.