sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Platini garante nada ter a esconder sobre verba que recebeu

O francês Michel Platini, presidente da UEFA, não tem nada a esconder sobre a verba de 1,8 milhões de euros que recebeu da FIFA, afirmou esta quarta-feira o seu porta-voz, o português Pedro Pinto.

AP/Arquivo

AP/Arquivo

Jacques Brinon / AP

"O presidente sente que deu explicações satisfatórias às autoridades que estão a investigar o caso", afirmou Pedro Pinto, à margem de uma cimeira sobre desporto, que decorre em Londres.

Platini foi ouvido na qualidade de testemunha, no âmbito de uma investigação à FIFA, no qual está implicada o atual presidente do organismo, Joseph Blatter, por, alegadamente, ter recebido do suíço um "pagamento ilegal" de dois milhões de francos suíços (cerca de 1,8 milhões de euros).

Pedro Pinto garantiu que Platini, candidato à presidência da FIFA, entende que "não fez nada de errado e que não te de se justificar publicamente".

Às autoridades suíças, Platini explicou que efetuou trabalhos para a UEFA entre 1998 e 2002 e que "a verba final de dois milhões de francos suíços foi paga em fevereiro de 2011".

Além de Michel Platini são também candidatos à presidência da FIFA o sul-coreano Chung Mong-Joon, proprietárioa da Hyundai e antigo vice-presidente do organismo, o príncipe jordano Ali bin Al Hussein e o ex-futebolista brasileiro Zico.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".