sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Sul-coreano Chung Mong-Joon vai processar Blatter por desvio de fundos

O sul-coreano Chung Mong-Joon, candidato à presidência da FIFA, anunciou hoje a intenção de processar, por desvio de fundos, o atual presidente do organismo, Joseph Blatter, a quem chamou "hipócrita e mentiroso".

Ahn Young-joon

"Tenciono processar Blatter por desvio de fundos", disse Chung Mong-Joon, antigo vice-presidente da FIFA e membro da família proprietária da Hyundai, durante uma convenção de dirigentes desportivos, em Londres.

O sul-coreano acusa Blatter, que está a ser investigado pelas autoridades suíças, de gestão "opaca" e de ter interferido nas eleições para as diferentes confederações.

Na terça-feira, Chung Mong-Joon acusou Joseph Blatter de recorrer ao Comité de Ética para o tentar forçar a desistir da candidatura, através de um "inquérito injusto" que visa aplicar uma suspensão que pode ir até aos 19 anos.

Além de Mong-Joon, são também candidatos à presidência da FIFA Michel Platini, presidente da UEFA, o príncipe jordano Ali bin Al Hussein e o ex-futebolista brasileiro Zico.

Lusa

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.