sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Sul-coreano Chung Mong-Joon vai processar Blatter por desvio de fundos

O sul-coreano Chung Mong-Joon, candidato à presidência da FIFA, anunciou hoje a intenção de processar, por desvio de fundos, o atual presidente do organismo, Joseph Blatter, a quem chamou "hipócrita e mentiroso".

Ahn Young-joon

"Tenciono processar Blatter por desvio de fundos", disse Chung Mong-Joon, antigo vice-presidente da FIFA e membro da família proprietária da Hyundai, durante uma convenção de dirigentes desportivos, em Londres.

O sul-coreano acusa Blatter, que está a ser investigado pelas autoridades suíças, de gestão "opaca" e de ter interferido nas eleições para as diferentes confederações.

Na terça-feira, Chung Mong-Joon acusou Joseph Blatter de recorrer ao Comité de Ética para o tentar forçar a desistir da candidatura, através de um "inquérito injusto" que visa aplicar uma suspensão que pode ir até aos 19 anos.

Além de Mong-Joon, são também candidatos à presidência da FIFA Michel Platini, presidente da UEFA, o príncipe jordano Ali bin Al Hussein e o ex-futebolista brasileiro Zico.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC