Federação belga vai retirar apoio a Platini se este for considerado culpado
08.10.2015 21h40
A Federação Belga de Futebol (URBSFA) anunciou hoje que não vai apoiar a candidatura de Michel Platini à presidência da FIFA, caso o francês seja considerado culpado de ter recebido pagamentos irregulares do presidente demissionário, Joseph Blatter.

Claude Paris
"Tomámos conhecimento das decisões do Comité de Ética da FIFA e lamentamos que a Federação Internacional de Futebol coloque, mais uma vez, o futebol numa situação difícil. Este ambiente de comportamentos fraudulentos no futebol é inaceitável para nós", pode ler-se no comunicado do organismo belga, difundido pelo jornal Derniére Heure.
A URBSFA anunciou, em julho, o apoio à candidatura de Platini à presidência da FIFA, porque exigia que o organismo fosse "mais moderno, mais justo e mais transparente".
Porém, a Federação considera que a suspensão do francês "constitui um novo elemento na pasta" e pediu "transparência e claridade total" no caso que envolve a suspensão do ex-futebolista.
O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, e o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, foram hoje suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética do organismo que rege o futebol mundial.
O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que também já assumiu a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, foi suspenso por seis anos e multado em 100.000 francos suíços (perto de 91.000 euros).
A 25 de setembro, o Ministério Público suíço instaurou um processo criminal a Blatter, que foi interrogado na qualidade de arguido, por suspeita de gestão danosa, apropriação indevida de fundos e abuso de confiança.
Platini foi ouvido na qualidade de testemunha e acabou por ser implicado no processo, por, alegadamente, ter recebido de Blatter um pagamento ilegal, feito "em prejuízo da FIFA", no valor de dois milhões de francos suíços (perto de 1,8 milhões de euros).
Lusa
Relacionados
-
Advogados de Blatter dizem que Comité de Ética não respeitou regulamentos
Os advogados de Joseph Blatter consideraram hoje que o Comité de Ética da FIFA "não respeitou" os seus próprios regulamentos ao suspender o suíço por 90 dias sem antes o ouvir.
-
Platini rejeita alegações e promete fazer valer os seus direitos
O presidente da UEFA, Michel Platini, rejeitou esta quinta-feira totalmente as alegações que lhe foram imputadas pela Comissão de Ética da FIFA e que determinaram a sua suspensão, por 90 dias, de todas as atividades ligadas ao futebol.
- 1:03
Blatter ainda não foi notificado de qualquer suspensão
O presidente demissionário da FIFA pode ser suspenso por 90 dias. A noticia foi avançada pela Sky News, mas os advogados de Blatter afirmam que este ainda não foi notificado de qualquer decisão.
-
Blatter e Platini suspensos da FIFA
A comissão de ética da FIFA decidiu suspender provisoriamente durante 90 dias Joseph Blatter, presidente demissionário da FIFA, e Michel Platini, presidente da UEFA e candidato à presidência da FIFA.
-
Comité Executivo da UEFA declara "total confiança" em Platini
O Comité Executivo da UEFA manifestou esta quinta-feira "total confiança" no presidente da organização, depois da suspensão de Michel Platini por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA.
-
Sul-coreano Chung Mong-Joon vai processar Blatter por desvio de fundos
O sul-coreano Chung Mong-Joon, candidato à presidência da FIFA, anunciou hoje a intenção de processar, por desvio de fundos, o atual presidente do organismo, Joseph Blatter, a quem chamou "hipócrita e mentiroso".
-
Platini garante nada ter a esconder sobre verba que recebeu
O francês Michel Platini, presidente da UEFA, não tem nada a esconder sobre a verba de 1,8 milhões de euros que recebeu da FIFA, afirmou esta quarta-feira o seu porta-voz, o português Pedro Pinto.
Na Homepage
-
Veja aqui o Arsenal - Atlético Madrid
Acompanhe a transmissão da SIC da receção do Arsenal ao Atlético de Madrid, em Londres, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.
Direto
26.04.2018 às 19h55
- 0:54
-
Parlamento chumba todas as recomendações sobre Programa de Estabilidade
26.04.2018 às 17h42
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
- 0:20
-
Mulheres lembram-se melhor dos homens vistos como potenciais parceiros
Um estudo de um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro revela que a memória "é mais eficaz" quando está em causa a seleção de um parceiro sexual, referiu esta quinta-feira fonte académica.
26.04.2018 às 18h22
- 1:42
- 1:27
- 3:03
- 1:30