sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Associação Europeia de Clubes preocupada com situação na FIFA

A Associação Europeia de Clubes (ECA) manifestou esta sextafeira a sua preocupação pela situação na FIFA e reclama para si um "papel central" no "processo de reformas" da organização, considerando que "os clubes devem ser parte da solução".

O comunicado da ECA surge após as recentes suspensões do presidente da FIFA, Joseph Blatter, do vice-presidente Michel Platini (ambos na imagem) (que também é presidente da UEFA) e do secretário-geral, Jerôme Valcke. (Arquivo)

O comunicado da ECA surge após as recentes suspensões do presidente da FIFA, Joseph Blatter, do vice-presidente Michel Platini (ambos na imagem) (que também é presidente da UEFA) e do secretário-geral, Jerôme Valcke. (Arquivo)

© Ruben Sprich / Reuters

O comunicado da ECA surge após as recentes suspensões do presidente da FIFA, Joseph Blatter, do vice-presidente Michel Platini (que também é presidente da UEFA) e do secretário-geral, Jerôme Valcke.

"Os clubes de futebol são um poder central no futebol profissional e o futuro governo deve incluir o seu compromisso ativo e liderança para que seja efetivo e estável, os clubes têm de ser parte da solução", refere o comunicado da ECA.

O organismo presidido pelo alemão Karl-Heinz Rummenigge fez um apelo "para todos os que amam o futebol" para que "abram portas a reformas reais e à transparência".

"As mudanças recentes no modelo de governo da UEFA demonstram que os clubes estão a ter um papel mais ativo no governo do futebol e apoiam a sua participação em qualquer reforma futura da FIFA", refere ainda a ECA.

A ECA e a UEFA renovaram em março o Memorando de Entendimento, prolongando-o até 2022. O acordo prevê que a Associação de Clubes tenha dois delegados no Comité Executivo da UEFA, de início sem direito de voto, o que deverá ser alterado após a modificação de estatutos da UFA, no seu próximo congresso.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC