sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Associação Europeia de Clubes preocupada com situação na FIFA

A Associação Europeia de Clubes (ECA) manifestou esta sextafeira a sua preocupação pela situação na FIFA e reclama para si um "papel central" no "processo de reformas" da organização, considerando que "os clubes devem ser parte da solução".

O comunicado da ECA surge após as recentes suspensões do presidente da FIFA, Joseph Blatter, do vice-presidente Michel Platini (ambos na imagem) (que também é presidente da UEFA) e do secretário-geral, Jerôme Valcke. (Arquivo)

O comunicado da ECA surge após as recentes suspensões do presidente da FIFA, Joseph Blatter, do vice-presidente Michel Platini (ambos na imagem) (que também é presidente da UEFA) e do secretário-geral, Jerôme Valcke. (Arquivo)

© Ruben Sprich / Reuters

O comunicado da ECA surge após as recentes suspensões do presidente da FIFA, Joseph Blatter, do vice-presidente Michel Platini (que também é presidente da UEFA) e do secretário-geral, Jerôme Valcke.

"Os clubes de futebol são um poder central no futebol profissional e o futuro governo deve incluir o seu compromisso ativo e liderança para que seja efetivo e estável, os clubes têm de ser parte da solução", refere o comunicado da ECA.

O organismo presidido pelo alemão Karl-Heinz Rummenigge fez um apelo "para todos os que amam o futebol" para que "abram portas a reformas reais e à transparência".

"As mudanças recentes no modelo de governo da UEFA demonstram que os clubes estão a ter um papel mais ativo no governo do futebol e apoiam a sua participação em qualquer reforma futura da FIFA", refere ainda a ECA.

A ECA e a UEFA renovaram em março o Memorando de Entendimento, prolongando-o até 2022. O acordo prevê que a Associação de Clubes tenha dois delegados no Comité Executivo da UEFA, de início sem direito de voto, o que deverá ser alterado após a modificação de estatutos da UFA, no seu próximo congresso.

Lusa

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC