sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Pelé diz que escândalo na FIFA é uma "vergonha"

O ex-futebolista brasileiro Pelé descreveu hoje o escândalo que envolve a FIFA como uma "vergonha" e recusou apoiar qualquer candidato para a presidência do organismo.

RAJAT GUPTA

O brasileiro, considerado como um dos melhores jogadores de sempre, disse ainda que o futebol continua a ser o "jogo bonito" e que não ia ser destruído por aqueles que conduzem o organismo.

"É uma vergonha aquilo que está a acontecer agora [com a FIFA] mas isto não é futebol, isto são algumas pessoas que trabalham no futebol", afirmou aos jornalistas na cidade de Gurgaon, na periferia de Nova Deli, onde está a promover as raízes do futebol.

Em junho, Pelé disse que esperava que "pessoas honestas" tomassem conta da FIFA para limpar o futebol mundial.

Pelé recusou apoiar qualquer candidato para a presidência da FIFA, dizendo apenas que quer "gente boa que respeite as pessoas", mas destacou o presidente da UEFA, o francês Michel Platini.

O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, e Platini foram suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética do organismo que rege o futebol mundial, no dia 08 de outubro.

O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que assumiu anteriormente a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, a exemplo de Platini, foi suspenso por seis anos e multado em 100.000 francos suíços (perto de 91.000 euros).

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..