sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Procuradoria de Frankfurt suspeita de corrupção na atribuição do Mundial2006

A Procuradoria de Frankfurt informou hoje que está a estudar a possibilidade de abrir um inquérito para apurar se houve compra de votos no processo de atribuição da organização do Mundial de futebol de 2006 à Alemanha.

© Fabrizio Bensch / Reuters

"Podemos estar perante um caso de corrupção, fraude ou desvio de fundos. Ainda não abrimos um inquérito, mas fá-lo-emos se as suspeitas se confirmarem", informou a procuradora-geral da capital financeira alemã, Nadja Niesen.

O semanário alemão Der Spiegel noticiou na sexta-feira que o comité de candidatura alemã à organização do Campeonato do Mundo de 2006 dispunha de um 'saco azul' com o qual comprou o voto de quatro delegados asiáticos da FIFA.

A Alemanha ganhou o direito a organizar a principal competição futebolística mundial em julho de 2000, depois de ter recebido 12 votos favoráveis, contra 11 da África do Sul -- que organizou a edição seguinte, em 2010 -- e uma abstenção.

A Federação Alemã de Futebol negou que a notícia do Der Spiegel tenha fundamento, qualificando-a de "insustentável", por considerar que não está apoiada em factos.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.