sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Procuradoria de Frankfurt suspeita de corrupção na atribuição do Mundial2006

A Procuradoria de Frankfurt informou hoje que está a estudar a possibilidade de abrir um inquérito para apurar se houve compra de votos no processo de atribuição da organização do Mundial de futebol de 2006 à Alemanha.

© Fabrizio Bensch / Reuters

"Podemos estar perante um caso de corrupção, fraude ou desvio de fundos. Ainda não abrimos um inquérito, mas fá-lo-emos se as suspeitas se confirmarem", informou a procuradora-geral da capital financeira alemã, Nadja Niesen.

O semanário alemão Der Spiegel noticiou na sexta-feira que o comité de candidatura alemã à organização do Campeonato do Mundo de 2006 dispunha de um 'saco azul' com o qual comprou o voto de quatro delegados asiáticos da FIFA.

A Alemanha ganhou o direito a organizar a principal competição futebolística mundial em julho de 2000, depois de ter recebido 12 votos favoráveis, contra 11 da África do Sul -- que organizou a edição seguinte, em 2010 -- e uma abstenção.

A Federação Alemã de Futebol negou que a notícia do Der Spiegel tenha fundamento, qualificando-a de "insustentável", por considerar que não está apoiada em factos.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas