sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Presidente da Confederação Asiática é o sexto candidato à presidência da FIFA

O presidente da federação asiática de futebol, o xeque Salman bin Ebrahim al Khalifa, formalizou a sua candidatura à presidência da FIFA, cujas eleições estão agendadas para 26 de fevereiro, revelou hoje a agência noticiosa do Bahrein.

Sheik Salman bin Khalifa al Ebrahim

Sheik Salman bin Khalifa al Ebrahim

Reuters

O membro da família real do Bahrein, de 49 anos, apresentou a candidatura no domingo, um dia antes do final do prazo, embora nem a FIFA nem a Confederação Asiática o tenham confirmado, indicando que haverá um comunicado hoje, no final do prazo.

A candidatura de al Khalifa poderá ganhar relevo, tendo em conta que a Confederação Asiática é a segunda maior e deixaria assim de lado um apoio a Michel Platini, presidente da UEFA que é candidato, mas está suspenso pelo Comité de Ética da FIFA.

Platini, tal como o presidente demissionário da FIFA, o suíço Joseph Blatter, está suspenso por 90 dias, depois de ter vindo a público que recebeu 1,8 milhões de euros da FIFA, naquilo a que disse ter sido um "acordo de cavalheiros" com o presidente atual.

Além de al-Khalifa, concorrem igualmente à presidência da FIFA o príncipe jordano Ali bin al Hussein, o francês Jerôme Champagne, o ex-futebolista e antigo capitão da seleção de Trinidad e Tobago David Nakhid, o sul-africano Tokyo Sexwale e Michel Platini.

  • Hoje, o Primeiro Jornal está em Leiria
    1:13
  • Segunda vaga de incêndios queimou 28 mil hectares
    1:09

    País

    A segunda vaga de fogos que assolou o país queimou 28 mil hectares do território nacional, em apenas cinco dias. Segundo o Sistema Europeu de Incêndios, a área ardida equivale a quase três concelhos de Lisboa.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26