sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Figo apoia candidatura de Infantino à presidência da FIFA

O antigo internacional português Luís Figo anunciou hoje publicamente o seu apoio à candidatura de Gianni Infantino à presidência da UEFA. "A sua experiência, competência, trabalho árduo e honestidade fazem dele o melhor candidato", escreveu nas redes sociais.

Matt Dunham / AP

Figo, que chegou a avançar e depois desistiu nas últimas eleições, fez o anúncio através do Twitter e do Facebook: "Gianni Infantino conhece o futebol como ninguém. A sua experiência, competência, trabalho árduo e honestidade fazem dele o melhor candidato à presidência da FIFA".

"Conheço-o há alguns anos e, quando apresentei a minha candidatura à presidência da FIFA, tivemos a oportunidade de trocar opiniões. Partilhamos a mesma visão e temos vários projetos e ideias em comum", acrescenta o português.

Infantino tem também o apoio declarado da UEFA e da Federação Portuguesa de Futebol.

Figo, crítico de Joseph Blatter, chegou a ser candidato às eleições de maio deste ano, mas a uma semana do ato eleitoral abandonou a corrida, falando em situações que deveriam envergonhar o futebol mundial.

"O que vai acontecer dia 29 de maio em Zurique não é um ato eleitoral normal. E não sendo, não contam comigo", disse então o antigo jogador, dizendo que se tratava de "um plebiscito de entrega do poder absoluto a um só homem [Joseph Blatter]".

A desistência de Figo aconteceu pouco dias antes da justiça suíça e norte-americana proceder à detenção, em Zurique, por ocasião do congresso eleitoral, de vários dirigentes da FIFA.

Mais tarde, no início de junho, Blatter, que ganharia as eleições, viria a dizer que se encontrava na posição de presidente demissionário e anunciou a intenção de agendar eleições antecipadas.

Com novo ato eleitoral marcado para 26 de fevereiro, concorrem ao cargo Gianni Infantino, Michel Platini, Jérôme Champagne, Ali Bin Al Hussein, Salman bin Ebrahim Al Khalifa, Tokyo Sexwale e Musa Bility.

Com Lusa

Gianni Infantino conhece o futebol como ninguém. A sua experiência, competência, trabalho árduo e honestidade fazem dele...

Posted by Luís Figo on Friday, October 30, 2015
  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • "Precisamos de uma melhor zona Euro"
    0:30