sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Candidatura de Platini avaliada em janeiro

O Comité de Ética da FIFA admitiu cinco candidaturas à presidência do organismo, remetendo para janeiro uma decisão sobre a lista de Michel Platini, líder da UEFA, que se encontra suspenso.

Ivan Sekretarev / AP

O organismo, que avaliou todas as candidaturas à presidência, aceitou as do suíço Gianni Infantino, braço direito de Platini e secretário-geral da UEFA, do francês Jérôme Champagne, do jordano Ali Bin Al Hussein, Salman bin Ebrahim Al Khalifa, do Kuwait, e do sul-africano Tokyo Sexwale, e adiou a decisão sobre a de Platini para o fim da sua .

Michel Platini foi suspenso provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA a 08 de outubro deste ano, por implicação no escândalo de corrupção que atinge a instituição, tal como o presidente demissionário do organismo, o suíço Joseph Blatter, o secretário-geral, o francês Jérôme Valcke.

As eleições da FIFA estão marcadas para 26 de fevereiro, em Zurique.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.