sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Comissão de Ética da FIFA pede irradiação de Platini

A Comissão de Ética da FIFA pediu a irradiação de Michel Platini do futebol, disse hoje o advogado do presidente da UEFA à agência AFP, considerando que a medida é "desproporcionada", num processo que classifica como um "escândalo".

Sang Tan

"A câmara de julgamento da Comissão de Ética da FIFA pediu a irradiação de Michel Platini, soubemos disso através do processo que nos foi entregue", disse Thibaut d'Alès.

O advogado do presidente da UEFA referiu que a aplicação de uma medida desta dimensão "está condicionada à existência de provas claras de corrupção" e considera a medida "claramente desproporcionada".

"É um escândalo. Há uma vontade clara de prejudicar Platini, numa altura em que as 'máscaras' caem, uma após outra, na FIFA. Há uma manipulação do calendário eleitoral e uma estratégia de eliminação do candidato Michel Platini", afirmou Thibaut d'Alès.

O advogado lamentou a fuga de informação sobre o processo, uma vez que o jornal Liberation já tinha noticiado, citando fontes próximas do processo, a pena pedida para o antigo internacional francês.

A Comissão de Ética, questionada pela AFP, recusou-se a comentar o assunto, mas uma fonte próxima da FIFA admitiu à agência noticiosa que a fuga de informação possa ser "uma manobra da defesa de Platini para mostrar um eventual preconceito da comissão contra o presidente da UEFA".

Thibaut d'Alès mostrou-se "escandalizado" com tais suposições.

A comissão, que investiga Michel Platini pelo recebimento de 1,8 milhões de euros em 2011 do presidente demissionário da FIFA Joseph Blatter para pagar um trabalho de aconselhamento realizado em 2002, deverá anunciar a decisão em dezembro.

O antigo internacional francês Michel Platini, de 60 anos, está suspenso de toda a atividade ligada ao futebol até 05 de janeiro de 2016 e o seu processo de candidatura à presidência da FIFA, que terá eleições a 26 de fevereiro, encontra-se em suspenso.

Além de Michel Platini, o Comité de Ética suspendeu, a 08 de outubro deste ano, por implicação no escândalo de corrupção que atinge a instituição, Joseph Blatter e o secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke.

Lusa

  • E os nomeados são... conhecidos hoje

    Cultura

    São, esta terça-feira, conhecidos os nomeados para os Óscares. O anúncio vai ser feito a partir de Los Angeles quando forem 13h00 em Lisboa e seguido em direto numa emissão especial da SIC Notícias.

    Aqui a partir das 13:00

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05
  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.