sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Comissão de Ética da FIFA pede irradiação de Platini

A Comissão de Ética da FIFA pediu a irradiação de Michel Platini do futebol, disse hoje o advogado do presidente da UEFA à agência AFP, considerando que a medida é "desproporcionada", num processo que classifica como um "escândalo".

Sang Tan

"A câmara de julgamento da Comissão de Ética da FIFA pediu a irradiação de Michel Platini, soubemos disso através do processo que nos foi entregue", disse Thibaut d'Alès.

O advogado do presidente da UEFA referiu que a aplicação de uma medida desta dimensão "está condicionada à existência de provas claras de corrupção" e considera a medida "claramente desproporcionada".

"É um escândalo. Há uma vontade clara de prejudicar Platini, numa altura em que as 'máscaras' caem, uma após outra, na FIFA. Há uma manipulação do calendário eleitoral e uma estratégia de eliminação do candidato Michel Platini", afirmou Thibaut d'Alès.

O advogado lamentou a fuga de informação sobre o processo, uma vez que o jornal Liberation já tinha noticiado, citando fontes próximas do processo, a pena pedida para o antigo internacional francês.

A Comissão de Ética, questionada pela AFP, recusou-se a comentar o assunto, mas uma fonte próxima da FIFA admitiu à agência noticiosa que a fuga de informação possa ser "uma manobra da defesa de Platini para mostrar um eventual preconceito da comissão contra o presidente da UEFA".

Thibaut d'Alès mostrou-se "escandalizado" com tais suposições.

A comissão, que investiga Michel Platini pelo recebimento de 1,8 milhões de euros em 2011 do presidente demissionário da FIFA Joseph Blatter para pagar um trabalho de aconselhamento realizado em 2002, deverá anunciar a decisão em dezembro.

O antigo internacional francês Michel Platini, de 60 anos, está suspenso de toda a atividade ligada ao futebol até 05 de janeiro de 2016 e o seu processo de candidatura à presidência da FIFA, que terá eleições a 26 de fevereiro, encontra-se em suspenso.

Além de Michel Platini, o Comité de Ética suspendeu, a 08 de outubro deste ano, por implicação no escândalo de corrupção que atinge a instituição, Joseph Blatter e o secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke.

Lusa

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.