sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Comissão de Ética da FIFA pede irradiação de Platini

A Comissão de Ética da FIFA pediu a irradiação de Michel Platini do futebol, disse hoje o advogado do presidente da UEFA à agência AFP, considerando que a medida é "desproporcionada", num processo que classifica como um "escândalo".

Sang Tan

"A câmara de julgamento da Comissão de Ética da FIFA pediu a irradiação de Michel Platini, soubemos disso através do processo que nos foi entregue", disse Thibaut d'Alès.

O advogado do presidente da UEFA referiu que a aplicação de uma medida desta dimensão "está condicionada à existência de provas claras de corrupção" e considera a medida "claramente desproporcionada".

"É um escândalo. Há uma vontade clara de prejudicar Platini, numa altura em que as 'máscaras' caem, uma após outra, na FIFA. Há uma manipulação do calendário eleitoral e uma estratégia de eliminação do candidato Michel Platini", afirmou Thibaut d'Alès.

O advogado lamentou a fuga de informação sobre o processo, uma vez que o jornal Liberation já tinha noticiado, citando fontes próximas do processo, a pena pedida para o antigo internacional francês.

A Comissão de Ética, questionada pela AFP, recusou-se a comentar o assunto, mas uma fonte próxima da FIFA admitiu à agência noticiosa que a fuga de informação possa ser "uma manobra da defesa de Platini para mostrar um eventual preconceito da comissão contra o presidente da UEFA".

Thibaut d'Alès mostrou-se "escandalizado" com tais suposições.

A comissão, que investiga Michel Platini pelo recebimento de 1,8 milhões de euros em 2011 do presidente demissionário da FIFA Joseph Blatter para pagar um trabalho de aconselhamento realizado em 2002, deverá anunciar a decisão em dezembro.

O antigo internacional francês Michel Platini, de 60 anos, está suspenso de toda a atividade ligada ao futebol até 05 de janeiro de 2016 e o seu processo de candidatura à presidência da FIFA, que terá eleições a 26 de fevereiro, encontra-se em suspenso.

Além de Michel Platini, o Comité de Ética suspendeu, a 08 de outubro deste ano, por implicação no escândalo de corrupção que atinge a instituição, Joseph Blatter e o secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke.

Lusa

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.