sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Tribunal Arbitral do Desporto mantém suspensão de Platini

O Tribunal Arbitral do Desporto anunciou hoje que mantém a suspensão de Michel Platini, mas ordena à FIFA que não prolongue o prazo da medida. A 8 de outubro, Platini foi suspenso por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA que o investiga pelo recebimento de 1,8 milhões de euros em 2011 de Joseph Blatter, para pagar um trabalho de aconselhamento realizado em 2002.

AP/Arquivo

AP/Arquivo

Jacques Brinon / AP

Platini recorreu da suspensão, que o afastou da presidência da UEFA e mantém suspenso o processo de candidatura às eleições para a presidência da FIFA, marcadas para 26 de janeiro.

"Como o Comité de Ética da FIFA indicou que pretende tomar uma decisão antes do final do ano, deixemos então que termine o seu trabalho e aguardemos pelo desfecho do processo", afirmou o secretário-geral do TAS, Matthieu Reeb, citado pela AFP.

O mesmo responsável esclareceu que o TAS determinou que "a FIFA não pode estender a suspensão provisória de Michel Platini para lá de 05 de janeiro", rejeitando a possibilidade que restava em aberto de serem aplicados mais 45 dias.

A 8 de outubro, Michel Platini foi suspenso por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA, que o investiga pelo recebimento de 1,8 milhões de euros em 2011 de Joseph Blatter para pagar um trabalho de aconselhamento realizado em 2002.

"Mesmo que a suspensão fosse levantada, essa medida não garantia a Michel Platini que a Comissão 'ad hoc' da FIFA validasse a sua candidatura presidencial antes de 05 de janeiro de 2016", refere o comunicado distribuído pelo TAS.

No imediato, esta decisão do TAS impede que Platini presida no sábado à cerimónia do sorteio para a fase final do Europeu de 2016, como era o desejo do presidente da UEFA.

Além de Michel Platini, o Comité de Ética suspendeu, também a 8 de outubro, por implicação no escândalo de corrupção que atinge a instituição, Joseph Blatter e o secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke.

Com Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.