sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Michel Platini vai faltar à audição no Comité de Ética da FIFA

Michel Platini vai faltar à audição no Comité de Ética da FIFA, marcada para sexta-feira, por considerar que o "veredito está tomado e já foi anunciado", informaram hoje os advogados do presidente suspenso da UEFA.

(Arquivo)

(Arquivo)

Ivan Sekretarev / AP

Em comunicado enviado à agência noticiosa francesa AFP, os advogados de Platini -- que estarão presentes na audição - justificam a decisão do dirigente francês com base no que dizem ser "o desprezo pela presunção de inocência" por parte do organismo regulador do futebol mundial.

Na sexta-feira, o porta-voz do Comité de Ética, Andreas Bante, disse que Platini iria, "certamente, ser suspenso por vários anos", em declarações ao jornal desportivo francês L'Équipe.

Platini, candidato à presidência da FIFA e que está a cumprir uma suspensão provisória de 90 dias, arrisca-se a ser irradiado do futebol devido ao recebimento de um pagamento controverso no valor de 1,8 milhões de euros.

"Ao tomar esta decisão, Michel Platini pretende demonstrar a sua profunda indignação relativamente a um processo que considera ser exclusivamente político e que visa impedir a sua apresentação como candidato à presidência da FIFA", indica o comunicado.

O líder da UEFA foi suspenso provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética a 08 de outubro, o que significa que a sua candidatura está em suspenso até 05 de janeiro de 2016, data em que termina a suspensão, a menos de dois meses das eleições, marcadas para 26 de fevereiro.

No dia seguinte à divulgação das suas declarações no L'Équipe, Bantel lamentou que tenha sido publicada uma "entrevista não autorizada", assinalando que estava apenas a esclarecer as possíveis sanções em que incorria o presidente da UEFA.

Na altura, Bantel insistiu que "a questão da corrupção [contra Platini] está bem fundamentada" e que "mesmo supondo que a acusação de corrupção não é aceite, há muitos outros delitos como conflito de interesses, má gestão ou falsificação de contas".

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC